Lula defende direito de defesa de Renan

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender, junto à rádios de todo o País, que o presidente do Senado Federal tenha garantido seu direito de defesa. Lula deixou claro que não concorda com a condenação prévia do senador Renan, e afirmou que as acusações contra ele estão sendo tratadas no foro correto, o Congresso Nacional, mas lembrou que é preciso ter respeitados os ritos legais dentro do parlamento.

"Muitas vezes as pessoas são condenadas antes de serem julgadas, o que é muito ruim. O Renan, como todo e qualquer cidadão, tem o direito de se defender", argumentou Lula. O presidente fez questão de ressaltar que o caso Renan não preocupa o governo, uma vez que o senador tem apresentado provas de sua inocência.

Lula disse que "As regras estabelecidas pela sociedade brasileira valeram ontem, valem hoje e valerão amanhã", e que, "Todos nós estamos subordinados a essas regras que nós mesmos criamos".

Apesar de reconhecer que o foro para o julgamento de Renan é o Congresso Nacional, o presidente Lula deixou transparecer seu interesse em ver resolvido, o mais rápido possível, o caso do aliado, que tem papel fundamental na articulação e aprovação de matérias de importância para o governo federal.

Renan diz que não vai admitir pressões

"Nós vamos ganhar, porque a verdade sempre ganha. Os senadores conhecem a minha prática, fui eleito pela unanimidade da Casa e reeleito com grande votação", declarou o presidente do Senado, Renan Calheiros, em relação à votação, na próxima quarta-feira (dia 12), sobre o seu mandato.

"Não vou permitir que haja pressão sobre os senadores, eles vão decidir livremente, de acordo com suas consciências, de acordo com os autos, e com absoluta tranqüilidade", assegurou.

Renan acrescentou que distribuirá material "que comprova as verdades que proclamei todo o tempo". Reafirmou que não deixará o cargo: "Fui eleito, para cumprir um mandato de dois anos. Só a decisão do plenário encurtará esse mandato, fora disso não há outra hipótese, provei minha inocência nos autos, acho que isso vai preponderar".

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos