Intendência abre as portas do primeiro presídio de Alagoas

Depois da transferência dos 146 reeducandos do Presídio Rubens Quintella para o Baldomero Cavalcante, ocorrido no sábado, numa megaoperação que envolveu 146 homens do Bope, GAP e Canil da Polícia Militar, a Intendência da Administração Penitenciária abriu na manhã de hoje as portas do Rubens Quintella para a imprensa.

Construído em 1964, o Presídio Rubens Quintella foi o primeiro a integrar o Complexo Prisional, na parte alta da cidade. Anteriormente, ele funcionava na Praça da Cadeia. No local, foram registrados as maiores rebeliões e os crimes mais bárbaros envolvendo reeducandos. Nas última estatística, de janeiro a setembro deste ano, foram registradas 47 tentativas de fuga.

A fragilidade do presídio, depois de anos de escavações e túneis, resultou no pedido de interdição da unidade, por parte do juiz titular da Vara de Execução Penais, que deu prazo de 120 dias para que os reeducandos, todos sub judice, fossem transferidos, prazo este que se encerraria no próximo dia 27. A capacidade inicial do presídio era de 296, contudo, quando a interdição foi estabelecida, a população carcerário do Rubens Quintella era de 262 presos.

Com a transferência efetivada, agora será dado início ao processo de análise das questões estruturais do prédio e de que forma ele será utilizado pela Intendência. Segundo a assessoria de comunicação do órgão, a intenção do intendente-geral, tenente-coronel Luiz Bugarin, é de que o local passe a ser utilizado como uma central de prontuários, central laboral ou que seja transformado em cozinha industrial. A definição, no entanto, dependerá da análise da estrutura do prédio, que será feita pelo Serviço de Engenharia de Alagoas (Serveal).

Todos os reeducandos do Rubens Quintella estão alojados, desde o sábado, nos módulos 4 e 5 do Presídio Baldomero Cavalcanti. Os módulos foram reformados recentemente para receber os reeducandos, uma vez que a lei não permite que presos sub judice tenham contato com reeducandos condenados.

Cadeião

Ainda na manhã de hoje, o tenente-coronel Luiz Buragin confirmou o capitão Roberto Goulart como novo gerente-geral da Casa de Detenção de Maceió, o Cadeião. O novo gerente de segurança e disciplina será Hildeberto da Paz. Ambos trabalham para compor a nova equipe que irá administrar a unidade prisional, que no último sábado voltou a registrar nova fuga, desta vez de oito reeducandos, sendo que um deles foi recapturado.

O antigo diretor, Osvaldo Bitencourt, foi transferido e deverá ficar responsável pela transferência de preso dentro do Sistema Prisional.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos