Debate sobre Transposição trará especialistas a Alagoas

Visando um embasamento técnico em relação a problemática que envolve a Transposição do Rio São Francisco, o Sindicato dos Urbanitários de Alagoas estará realizando um debate sobre o tema, nesta sexta-feira 21/09/07, em seu auditório localizado na av. Moreira e Silva, 42. As abordagens pró e contra serão feitas respectivamente pelo Economista da CHESF Huseyin Sipahi e pelo Pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco João Suassuna. A coordenação da mesa será do presidente do Sindicato João Rodrigues e o moderador será o Consultor em Meio Ambiente Marcos Carnaúba.

O evento é direcionado a todo o movimento social e sindical do Estado, bem como às lideranças ligadas ao setor de saneamento, mas é aberto à comunidade. O presidente do Sindicato João Rodrigues diz que este debate será um dos balizadores para que a entidade forme uma posição oficial dos Urbanitários de Alagoas sobre o tema, que será votada após o debate. Está sendo feito o chamamento a todos os filiados ao sindicato para que participem e dêem sua contribuição à definição que será tomada.

A transposição do Rio São Francisco se refere ao polêmico e antigo projeto de transposição de parte das águas do rio. Orçado atualmente em R$ 4,5 bilhões terá 700 quilômetros de extensão. Tal projeto, teoricamente, irrigará a região nordeste e semi-árida do Brasil. A idéia de transposição das águas é tida desde a época de Dom Pedro II, já sendo vista como única solução para a seca do nordeste.

Prevê a construção de dois canais, sendo que um deles, o leste, terá cerca de 210 km, e levará água ao estado de Pernambuco e Paraíba. O canal norte, por sua vez, terá 402 km, e beneficiará o Ceará e o Rio Grande do Norte. Com previsão de atender 12 milhões de pessoas, o projeto prevê a captação de 1,4% da vazão de 1.850 (m³/s) metros cúbicos por segundos.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos