Ana Dayse encabeça lista tríplice a ser enviada ao MEC

Cumprindo calendário eleitoral, o Conselho Universitário (Consuni) realizou a sessão extraordinária na segunda-feira, dia 17, para escolha da lista tríplice a ser enviada ao Ministério da Educação (MEC), para nomeação pelo presidente da República, da reitora Ana Dayse Rezende Dorea. Na consulta direta realizada pela comunidade universitária no dia 5 de setembro ela obteve 69,42 por cento dos votos válidos.

Na votação do Consuni recebeu 40 votos ficando a lista tríplice composta pelo vice-reitor reeleito, Eurico de Barros Lôbo Filho e João Carlos Barbirato, pró-reitor de gestão institucional, registrando-se na mesma sessão, um voto para cada um desses membros. A sessão extraordinária foi aberta pela reitora Ana Dayse, e teve como local o auditório da Reitoria e os trabalhos transcorreram sob a presidência do vice-reitor Eurico Lôbo. Estiveram presentes representantes da Adufal, Sintufal e DCE e a sessão contou com a participação da comunidade universitária.

Ao falar sobre o processo de consulta para a escolha da nova direção da Ufal, a reitora reeleita Ana Dayse ressaltou que participou de todos os momentos de eleições diretas na Universidade Federal de Alagoas. O processo histórico e democrático é resultado de uma luta dos três segmentos da instituição (professores, técnicos – administrativos e estudantes). “A Ufal vivencia há 20 anos esse processo, iniciado com a eleição da reitora Delza Gitai. Durante esse período participei de três deles como candidata. Uma vez como vice-reitora e duas vezes como candidata a reitora”, enfatizou Ana Dayse.

Sobre a escolha pela comunidade universitária para que continuasse a frente da Ufal, disse Ana Dayse, que abraçou com firmeza a sua candidatura e a resposta foi dada pelos três segmentos que compõem a universidade, consolidada na reunião extraordinária do Consuni com o seu nome encabeçando a lista tríplice a ser enviada ao MEC.

A reitora Ana Dayse fez uma retrospectiva de sua vida acadêmica na Ufal, iniciada como estudante de Medicina. Salientou os 34 anos de vida acadêmica e do quanto a instituição investiu nela como ser humano e profissional. “Tive a oportunidade de participar de um curso de especialização para realização de um posterior mestrado cursado na Universidade de São Paulo (USP)”. “Ao dirigir o então Centro de Ciências da Saúde (CSAU), – disse a reitora – tive uma das maiores experiências de minha vida. Tenho orgulho e satisfação imensos pelo tamanho do desafio que é estar à frente da Ufal por mais quatro anos. Desafio esse, para todos nós da comunidade universitária”, salientou Ana Dayse.

Ao final da sessão a reitora agradeceu à Secretaria Executiva dos Conselhos Superiores (SECS) e Consuni pela participação, ética e respeito ao resultado da consulta feito pela comunidade universitária. Fez agradecimento também, aos professores, técnicos – administrativos e estudantes pela confiança depositada em seu nome, confirmada pelos resultados das urnas onde obteve a maioria dos votos em cada um desses segmentos, e parabenizou à Comissão Eleitoral pela condução do processo de consulta.

“Essa foi uma eleição acompanhada pela sociedade. Quero renovar esse sonho e esperança na universidade para que a Ufal continue sendo a grande referência para o estado de Alagoas”, finalizou a reitora eleita Ana Dayse Rezende Dorea.

Fonte: Assessoria/Ufal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos