Extraditado, Fujimori viaja do Chile para o Peru

ReutersAgentes levam Fujimori para avião em que será levado ao Chile

Agentes levam Fujimori para avião em que será levado ao Chile

O avião que realiza a extradição o ex-presidente peruano Alberto Fujimori para Lima decolou neste sábado (22) às 8h53 (9h53 de Brasília), do aeroporto de Santiago do Chile. Fujimori, cuja extradição foi aprovada na sexta-feira (21) pela Suprema Corte chilena, tinha chegado ao Aeroporto Internacional de Santiago cerca de 80 minutos antes, a bordo de um helicóptero da Polícia local.

O avião que transporta o ex-presidente peruano estava estacionado numa área de segurança máxima reservada à Força Aérea do Chile e geralmente usada pela presidente do país, Michelle Bachelet, em suas viagens ao exterior.

A aeronave que leva Fujimori para Lima, um avião de carga da Polícia Nacional do Peru (PNP), com dois motores e pouca autonomia de vôo, deverá reabastecer em Antofagasta, cerca de 1.400 quilômetros ao norte de Santiago, e na cidade peruana de Tacna, que faz fronteira com a localidade chilena de Arica.

Junto com Fujimori, viajam o diretor-geral da Polícia peruana, David Rodríguez, quatro oficiais da Interpol e médicos que examinaram Fujimori exaustivamente antes de seu embarque.

O ex-presidente estava sob custódia da Polícia chilena, que o entregou a seus pares do Peru na escada do avião que o levará para Lima do aeroporto de Santiago.

Prisão

Fujimori ficará detido temporariamente na sede da Direção de Operações Especiais da Polícia Nacional (Diroes), no leste de Lima, anunciou neste sábado (22) o ministro do Interior do país, Luis Alva Castro.

"Um local temporário foi disponibilizado na Diroes" para abrigar o ex-presidente, disse hoje o ministro do Interior em declarações à "Cadeia Peruana de Notícias" (CPN).

Alva Castro afirmou que a custódia de Fujimori, que governou o Peru entre 1990 e 2000, ficará a cargo do Instituto Nacional Penitenciário (INPE), conforme determina a lei.

"Nós cedemos um espaço, estamos dando todas as garantias, toda a assistência e todas as facilidades para que o devido processo seja concluído", acrescentou o ministro.

O jornal peruano "La República" publicou que um espaço blindado de aproximadamente 50 metros quadrados foi preparado dentro da sede da Diroes para abrigar Fujimori por cerca 15 dias, até que seja decidido onde ele ficará durante seu julgamento.

Oitenta agentes

Aproximadamente 80 agentes especializados em operações de alto risco e equipados com armas automáticas, visores noturnos e outros instrumentos de última geração se revezarão para manter isolada a área do batalhão em que o ex-presidente ficará detido, revelou uma fonte policial à publicação.

O agente policial citado pelo "La República" acrescentou que Fujimori se alimentará com o que for levado pela família.

O traslado do ex-presidente até a sede da Diroes acontecerá sob um forte esquema de segurança, que mobilizará helicópteros, carros blindados e mais de 200 policiais.

Extradição

Fujimori é extraditado para o Peru após a Suprema Corte do Chile aprovar, nesta sexta-feira (21), o pedido feito pelo governo peruano por casos de corrupção e abusos dos direitos humanos.

Segundo o juiz Alberto Chaigneau, presidente da Vara que decidiu sobre o caso, nas acusações dos massacres cometidos em Barrios Altos (1991) e La Cantuta (1992), a extradição de Fujimori foi aprovada por unanimidade, assim como no caso dos subornos pagos a congressistas.

Quanto aos outros quatro crimes de corrupção pelos quais a extradição de Fujimori à Justiça peruana foi aprovada, a votação ficou dividida, informou Chaigneau.

O ex-presidente peruano, que deixou o Japão para morar no Chile em 6 de novembro de 2005, ficou detido seis meses na Escola de Gendarmaria (Serviço de Prisões) chilena, até obter liberdade provisória, em maio de 2006. Em junho deste ano, Fujimori voltou a ficar sob prisão domiciliar.

O Estado peruano pediu a extradição do ex-governante do país para que seja julgado por dez crimes de corrupção e dois de violações aos direitos humanos.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos