Assistência Social inicia série de capacitações do PETI

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social inicia amanhã três módulos, num total de 16 capacitações destinadas a secretários municipais de educação e de assistência social, representantes das Comissões Municipais do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil dos 102 municípios, coordenadores do programa, diretores de escolas, coordenadores pedagógicos, num total de 1.500 participantes, incluindo técnicos da SEADES, além de convidados, como o Ministério Público e a Procuradoria Regional do Trabalho. “O objetivo é acabar com o trabalho infantil e conscientizar as famílias e os gestores municipais de que lugar de criança é na escola e vivendo a infância plenamente”, explicou Solange Jurema. A abertura do primeiro módulo será no Palácio República dos Palmares, às 8h30.

Ao justificar a necessidade da capacitação, a SEADES ressalta que o Brasil apresenta altos índices de participação de crianças no mercado formal e informal do trabalho, visível e invisível e em Alagoas a situação é preocupante, porque somos um dos estados da federação, com maior participação de crianças em atividades de trabalho, no meio rural e urbano. As políticas públicas, principalmente nos setores educacionais e de assistência social, ainda não conseguiram mudar esse quadro, principalmente no que diz respeito ao analfabetismo, evasão escolar e erradicação do trabalho infantil.

Para a professora e pedagoga Adriana Torres, facilitadora das capacitações, o trabalho dos técnicos, educadores com práticas- sociopedagógicas planejadas podem “fomentar a conquista dos direitos de inclusão social de meninos e meninas de camadas pobres”. Ela diz ainda que essa conquista é de toda a sociedade, mas que a maior responsabilidade para manter a relação entre família/escola/sociedade é dos gestores, educadores e conselheiros que têm a missão de ficar vigilantes e agirem para mudar essa realidade.

As capacitações, que vão até o final do ano, terão uma metodologia participativa, que visa transformar os participantes em agentes multiplicadores de informação. Os conteúdos ressaltam a criança e o adolescente, como sujeito de direitos, vivenciando uma realidade onde a educação pode contribuir para assegurar suas oportunidades de desenvolvimento humano e social de modo integral. Ao final das capacitações, será feita uma proposta sócio-pedagógica baseada nas necessidades apresentadas pelos profissionais das regiões administrativas, considerando a cultura local e a realidade de cada comunidade.

Entre os convidados, o auditor da Delegacia Regional do Trabalho, José Gomes e a professora Nadeje Amorim, representando a Comissão Estadual do PETI; o juiz do trabalho do TRT Alonso Filho, Rosimeire Lopes, da coordenação de combate à exploração do trabalho infantil da Procuradoria Regional do Trabalho Infantil e a procuradora Virgínia Ferreira, da Procuradoria Regional do Trabalho.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos