Projeto é lido na Câmara e agentes de saúde suspendem greve

Alagoas24horasAlagoas 24 Horas

Alagoas 24 Horas

Centenas de agentes de saúde do município de Maceió receberam com alívio a notícia de que acaba de ser lido no plenário da Câmara de Vereadores o projeto de lei popular que garante a efetivação dos agentes de saúde em exercício pela Prefeitura de Maceió desde 1999.

O projeto é baseado na lei federal 11.350, de outubro de 2006, que discorre sobre as atividades de agente comunitário de saúde e de agente de combate às endemias e estabelece que os agentes que atuam desde 1999 não precisam se submeter a concurso público.

Com a leitura do projeto, os agentes decidiram suspender a greve que começaria amanhã. “Suspenderemos a greve em solidariedade à população, mas não suspenderemos o ato contra o prefeito”, disse Fernando Cândido, presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde de Alagoas. Na quinta-feira, a partir das 9h, os agentes se reúnem na Praça Sinimbú e seguem em caminhada até a Prefeitura de Maceió, onde irão cobrar o apoio do prefeito Cícero Almeida ao projeto.

Weligton Soares, da diretoria do Sindicato dos Agentes de Saúde do Estado, acrescentou que a aprovação do projeto não descarta a realização de concurso público, já que Maceió necessita de 1.200 agentes de saúde. "Muita gente está morrendo de dengue porque não conseguimos, com o efetivo que temos, combater efetivamente os focos da doença”, explicou.

Com a leitura em plenário, o projeto será encaminhado para as comissões de Finanças, Justiça e do Servidor Público. A sessão foi presidida pelo vereador Arnaldo Fontan (DEM) e contou com a presença de 15 vereadores.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos