Detran realiza sessão pública pra discutir propostas de trânsito

Gestão pública de mobilidade, soluções para o transporte público na região metropolitana de Maceió, a expansão e planejamento do transporte sobre trilhos e as alternativas tecnológicas destinadas à melhoria do sistema trânsito foram os debates promovidos nesta quinta-feira, integrando as atividades do 16º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, que está se realizando no Centro de Convenções de Maceió.

A sessão especial foi presidida pelo diretor-adjunto do Detran de Alagoas, Francisco Carvalho, que mediou as proposições sugeridas.

Pelo Detran/Al, o chefe de Serviço de Planejamento de Pessoa, Welington Miranda, apresentou os projetos direcionados à gestão pública de mobilidade, enfatizando o fato de o órgão ser o maior gestor dos negócios do trânsito junto à sociedade. Miranda destacou o projeto de redesenho institucional implantado pelo Detran/AL, que resultou na realização de um concurso público e deu uma nova formatação aos serviços, sempre buscando o melhor atendimento ao usuário

Informou que o Detran/AL é responsável pelo gerenciamento dos serviços calcados em uma ampla política de tecnologia e mostrou preocupação com a ausência de uma política de sustentação tecnológica de manutenção, o que, para ele, poderá provocar um eventual colapso na prestação de serviços do órgão.

Ex-secretário Metropolitano de Maceió, o deputado estadual Alberto Sextafeira (PSB) causou uma “provocação positiva”, ao apresentar soluções para a região metropolitana de Maceió, que tenham, além do atendimento ao trânsito público, abrangência ao saneamento básico, lixo e abastecimento. A grande reivindicação do parlamentar aos órgãos representados à sessão especial é que se promova uma integração de tarifas, que, por sua vez, possibilite a inserção social principalmente das pessoas com menor poder aquisitivo.

Pediu, ainda, que se inclua este tema nos debates a serem promovidos entre os candidatos a cargos eletivos nas eleições de 2008. Confirmou, também, a realização de uma sessão pública para discutir o tema, agendada para o próximo dia 12 de novembro, às 15 horas, na Assembléia Legislativa.

Representando a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o assessor direto da direção, Manoel Messias, mostrou um projeto, que está sendo elaborado em conjunto com o Ministério das Cidades, e que prevê a modernização e expansão do transporte sobre trilhos, incluindo a abrangência até o bairro de Mangabeiras, considerado uma nova centralização da capital, em razão do crescimento empresarial e econômico daquela área.

O diretor técnico da Itec, Tiago Ávila, informou sobre o papel do Instituto em promover e desenvolver a informática pública, lembrou que em todo o Estado existem 53 pontos de conectividade em 18 cidades, que dão sustentação de apoio aos órgãos de transporte de Alagoas. O maior projeto, a ser implantado a curto prazo será o aproveitamento da potencialidade do aparelho celular, como instrumento de inclusão digital. Entre as propostas, está a aplicação do projeto “Móvel Trânsito”, que irá levar ao usuário, pelo celular, os mesmos serviços disponíveis no site do Detran/AL.

Roberta Garcia Gomes esclareceu sobre o papel da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Alagoas (Arsal) como mediadora e fiscalizadora de todos os serviços públicos repassados pelo Estado. Roberta lembrou que, entre as realizações, a Agência já conseguiu reduzir drasticamente os índices de automóveis clandestinos e de usuários deste tipo de transporte.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos