Procomum orienta consumidores na hora de comprar brinquedos

Nesta sexta, 12, além do feriado da Padroeira do Brasil, também se comemora o Dia das Crianças. E como o volume de pessoas consumindo produtos voltados para este público aumenta consideravelmente, o Procon de Maceió (Procomun) vem prevenindo os consumidores que procuram o órgão dos cuidados que devem ser tomados na hora das compras.

O Procomun vem alertando à população que, além de agradar a criançada, deve, principalmente, não causar nenhum tipo de risco à sua segurança. Fazer uma ampla pesquisa de preços é importante para garantir uma melhor compra, conseguindo aliar o gosto da criança ao que o bolso dos pais pode pagar.

Segundo a coordenadora do Procomun, Wilza de Brito Malta, na hora de escolher seu presente os meninos são mais impulsivos. Já as meninas, preferem ganhar um produto que já conhecem da casa das amigas ou que viu na TV. Ela ressaltou que, um detalhe importante é definir o que vai comprar levando em conta o gosto, idade as limitações da criança.

Entre as dicas mais importantes na hora de comprar o presente do Dia das Crianças, o Procomun destaca: os brinquedos destinados às crianças de até 3 anos, devem apresentar de forma clara e legível a frase “Recomendável para crianças de até 3 anos”; alguns brinquedos necessitam de manual de instruções (em português), lista de assistência e certificado de garantia.

Também é importante observar a embalagem na hora da compra, já que de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), deve corresponder à publicidade impressa nos folhetos, anúncios de jornal, revista ou televisão; a embalagem deve trazer sempre a identificação do fabricante ou importador; pedir ao vendedor para testar o produto, para se certificar que não está danificado; exigir sempre a nota fiscal, que é importante na hora de futuras reclamações ou troca dos produtos.

Em caso de qualquer defeito no brinquedo, o fabricante e o comerciante devem resolver o problema no prazo máximo de 30 dias. Após esse período, o consumidor pode exigir ou a troca do produto por um novo, em perfeito estado, o abatimento proporcional no preço, ou a devolução do que foi pago pelo brinquedo.

Para maiores informações o consumidor pode ser dirigir até a sede do Procomun, localizada na Rua Raul Ramos, nº. 1, no bairro do Poço. Ou se preferir pode entrar em contato através dos telefones 3327-3239/3315-4500 no horário das 8h até às 14h.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos