Bombeiros simulam salvamento em prédio com 15 andares no Centro

Dezesseis homens e quatro instrutores do Corpo de Bombeiros participaram, na tarde de hoje, de mais uma etapa do Curso de Salvamentos Especiais que começou em julho deste ano e prossegue até dezembro.

Inúmeras pessoas que passavam pelo Centro da cidade pararam para observar a ação dos homens que, em um exercício de rapel, desciam de uma altura de 45 metros, do alto do prédio do Banco do Brasil da Rua Senador Mendonça, com 15 andares.

“O curso requer vigor físico e psicológico. Hoje nós realizamos duas operações, uma simulando o resgate de uma vítima imobilizada na maca, e outra o salvamento rápido de vítimas em caso de incêndio”, explicou o major Carlos Burity, do Corpo de Bombeiros.

Na próxima semana, o grupo escala o Edifício Brêda, também no Centro de Maceió, realiza um exercício de resgate em um poço com 50 metros de profundidade, no município de Satuba, e outros exercícios no Porto da capital, nos guindastes e no porão de um navio.

Até o final do curso, os bombeiros também participarão de exercícios envolvendo mergulho em águas profundas, de uma marcha de 150 km, que deve durar cinco dias e, finalmente, de um curso de sobrevivência na mata durante 15 dias.

O sargento Francis, do Corpo de Bombeiros do Maranhão, é um dos participantes do curso. Com ele, foram 33 soldados selecionados para participar do treinamento de elite, mas agora somente 16 continuam a jornada. “Mais de 25 pessoas participaram da seleção feita no meu Estado para ingressar neste curso, mas só duas foram selecionadas, eu e um outro colega. Ficamos satisfeitos, porque esse é o único curso do País que engloba todas as especialidades de salvamento”, diz o sargento.

“Hoje o curso realizado pelo Corpo de Bombeiros de Alagoas é o único do País que capacita em todas as áreas de salvamento. É o melhor e mais completo curso de salvamento do Brasil”, afirma Burity, acrescentando que, em outras edições do curso, alguns participantes chegaram a perder entre 10 e 20 kg ao final dos seis meses de treinamento intensivo.

O Curso de Salvamentos Especiais acontece desde 2004 e já recebeu bombeiros de vários estados do País, como Bahia, Santa Catarina e Maranhão

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos