Operação da PF prende quatro em Alagoas

Uma operação, intitulada “Pucumã”, desencadeada pela Polícia Federal e Ministério Público Federal prendeu na madrugada de hoje quatro pessoas em Alagoas acusadas de fraude na Previdência Social. Além de Alagoas, a operação acontece nos estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe e Paraíba.

Segundo informações da Polícia Federal em Alagoas, duas pessoas foram presas em Santana do Ipanema e uma em Palmeira dos Índios. Ao todo, a operação cumpre 42 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão nos cinco estados.

Segundo a Polícia, quatro quadrilhas estariam envolvidas nos crimes e seriam responsáveis pelo desvio de R$ 10 milhões dos cofres públicos. Entre os suspeitos estão servidores do Ministério da Previdência Social, assistentes sociais e empresários. O maior número de mandados estão sendo executados em Pernambuco, onde 180 agentes trabalham desde a madrugada de hoje em vários municípios do interior, com destaque para as cidades de Águas Belas e Itaíba.

Ao todo, a Polícia Federal está utilizando um contingente de 220 agentes para o cumprimento das ordens judiciais.

As investigações da PF mostram que os integrantes da quadrilha que trabalhavam no INSS não informavam sobre a morte de pessoas à Previdência, passando a sacar benefícios, como pensões e aposentadorias, das pessoas falecidas. O grupo também usaria certidões de nascimento e documentos falsos e atuava há 15 anos.

Entre os 42 mandados de prisão expedidos estão 20 mulheres. Todas as pessoas presas nos cinco Estados onde a operação foi desencadeada foram encaminhadas para a Superintendência da Polícia Federal no Recife, onde prestarão depoimento ao delegado Nivaldo Farias, responsável pela Operação.

atualizada às 13h.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos