Praia Limpa atuará do Pontal da Barra à Ipioca

Sionelly Leite/Alagoas24horasSionelly Leite/Alagoas24horas

Dezenas de integrantes do Corpo de Bombeiros Militar iniciaram nesta manhã o Projeto Praia Limpa. O evento pretende conscientizar banhistas, turistas e comerciantes para a necessidade de preservação das praias.

De acordo com o comandante operacional do Corpo de Bombeiros, coronel Jadson, a iniciativa partiu do aumento visível de lixo deixado nas praias de Maceió pelos freqüentadores.

O Projeto Praia Limpa é um projeto de Educação Ambiental, com proposta de mudança de hábitos, tratando-se de uma reeducação quanto ao uso das praias de Maceió. O trecho de atuação do projeto compreende 14 praias, que vão do Pontal da Barra à Ipioca.

O projeto acontece em duas etapas, a primeira é de recolhimento do lixo existente nas praias e a segunda é de conscientização da população, com distribuição de mini-lixeiras e sacos plásticos.

“Iniciamos o recolhimento do lixo nas praias do Pontal, Sobral e Avenida. Nos outros dias estaremos seguindo para outras praias. Nossa intenção é fazer com que a população que freqüenta as praias possam se conscientizar para a limpeza das praias e recolha os microlixos, que não são recolhidos pelos catadores por não ter valor comercial”, explicou Jadson.

Nos primeiros trabalhos de hoje, os bombeiros já conseguiram recolher diversos tipos de lixo, entre eles preservativos, seringas e grande quantidade de material plástico – que levam cerca de 100 anos para se decompor no meio ambiente.

Com a distribuição de mini-lixeiras e sacos plásticos para acondicionamento de lixo, o Corpo de Bombeiros pretende incentivar a mudança de hábitos e mostrar a importância que a limpeza das praias tem para o desenvolvimento das atividades de comércio e lazer na orla.

O Projeto Praia Limpa ainda conta com o apoio do Instituto do Meio Ambiente e da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos