Força-tarefa prepara dia “D” de combate à dengue

Os coordenadores da força-tarefa de combate à dengue deflagram mais uma ação para conter os focos do mosquito transmissor da doença em Maceió. Eles elegeram o sábado, 24 de novembro, como o dia “D” de combate à dengue. De acordo com as promotoras de Justiça Dalva Tenório (Meio Ambiente), Cecília Carnaúba (Fazenda Pública) e Micheline Tenório (Saúde), nessa nova etapa da campanha, o diferencial será a participação dos moradores como voluntários.

“Além das equipes do Corpo de Bombeiros, do Exército e da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses, estamos convocando a população a fazer parte desse grande mutirão de combate ao mosquito da dengue, marcado para o dia 24 de novembro”, destacou Dalva Tenório, acrescentando que a participação da comunidade é de fundamental importância na luta contra a doença, que já é considerada uma epidemia no Brasil.

Casos em Alagoas

Segundo dados do Ministério da Saúde, até setembro de 2007, houve um incremento de cerca de 45% no número de casos suspeitos (notificados) em todo o País, quando comparado com o mesmo período de 2006. Em Alagoas, o aumento foi de 153%, totalizando 9.522 casos suspeitos. Desse, cerca de 35% são de Maceió, o que é justificável uma vez que a capital responde por 35% da população do Estado.

Quando analisados os dados de Maceió, verifica-se que houve um aumento de 47,7% de casos suspeitos, seguindo a tendência nacional. Por isso, para os coordenadores da força-tarefa, os moradores precisam se conscientizar desses riscos e se cercar de cuidados para a doença não avançar. “Não tem outra alternativa: ou combatemos o mosquito ou a dengue vai continuar fazendo vítimas”, enfatizam as promotoras de Justiça.

A força-tarefa foi criada para impulsionar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e entrar nos imóveis fechados. A proposta partiu do Ministério Público Estadual, preocupado com o crescimento da doença no Estado. O objetivo é sistematizar o combate ao mosquito, com a ajuda do Exército, a Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e outros órgãos públicos parceiros dessa luta.

Exército

As ações da força-tarefa em Maceió estão sendo sistematizadas pela Coordenação Municipal de Combate á Dengue, que é ligada à Secretaria Municipal de Saúde, mas conta com a participação de todas as instituições envolvidas. Para a campanha emergencial foram capacitados 50 integrantes do Exército, 30 policiais militares e 30 militares do Corpo de Bombeiros.

Esse contingente vem reforçando, nos finais de semana, o trabalho dos agentes de saúde, no combate ao mosquito da dengue. As ações da força-tarefa já estão dando resultados. No segundo relatório parcial encaminhado na última quarta-feira pelo CCZ ao MP alagoano, a ação da força-tarefa possibilitou a visita a 7.046 imóveis, entre setembro e outubro. A meta inicial era visitar 5.050 imóveis.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos