Detran promove curso de capacitação em vistoria

Eddy FerreiraEspecialista ministra curso para vistoriadores do Detran

Especialista ministra curso para vistoriadores do Detran

Dois dos maiores especialistas nacionais em técnicas de identificação veicular desembarcaram em Maceió para dar uma capacitação à equipe de vistoria do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL).

Os instrutores são o perito criminal, Arnaldo Miziara, ex-diretor do Instituto de Criminalística do Distrito Federal e Gersioneton de Barros, técnico em identificação veicular, com 24 anos de experiência na função. Ambos são de Brasília. Autores de seis livros sobre o tema, eles vão transmitir os seus conhecimentos para os profissionais do Detran, durante cinco dias de aulas práticas e teóricas que começaram hoje à tarde (5).

“Será mais uma troca de experiências”, afirmou Gersioneton de Barros. “Durante os encontros vamos trabalhar em cima do relato de cada um dos profissionais. Vamos expor nosso conhecimento sobre as técnicas de identificação de veículos roubados, ensinando como observar as codificações dos veículos, para ver se são originais ou não, bem como documentos, números dos chassis, do motor, as plaquetas e etiquetas de identificação”, explica o instrutor.

Segundo ele, o Detran de Alagoas é um dos que mais investe em capacitação para identificação de veículos roubados. “Este já é quarto curso que estamos dando aqui. Trata-se agora de uma atualização. Afinal, as técnicas de identificação evoluem de acordo com as mudanças de padrão adotadas pelas montadoras e também com o processo de constante inovação dos agentes criminosos. Nós mesmos estamos sempre aprendendo com a experiência dos participantes do curso”, frisa Barros.

Além do depoimento de cada profissional de vistoria, os instrutores vão utilizar os veículos do depósito do Detran para dar aulas práticas. Além disso, eles vão visitar concessionárias de veículos para mostrar os padrões de identificação de veículos adotados pelas montadoras.

O curso conta com a participação de 42 profissionais, sendo que 39 são vistoriadores do Detran, dois são da Delegacia de Roubos e Furtos e um é da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

Barros destaca que atualmente os maiores alvos de furtos e roubos de veículos são carros das marcas Volkswagen e Fiat, das linhas populares. “Por isso, sempre recomendamos ao cidadão comum que faça a aquisição de seu veículo em concessionárias de veículos. Mas, se preferir fechar negócio individualmente, que não deixe de passar antes no Detran para que o carro seja vistoriado”, sugere.

Contudo, Barros aponta, que ainda são comuns os casos de pessoas que adquirem veículos roubados e perdem todo dinheiro investido. “Sempre devemos desconfiar de veículos ofertados com preços muito abaixo dos que são praticados pelo mercado”, afirmou.

O curso vai até o dia 11 deste mês. Até lá, os horários de funcionamento do Serviço de Vistoria e Emplacamento de Veículos terão horários reduzidos. Na sede do Detran e no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), do Shopping Miramar, o expediente se encerrará às 11 horas. Em todas as Ciretrans do interior do Estado os serviços estão suspensos até o dia 9 de novembro. A partir de segunda-feira o atendimento retoma a normalidade.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos