Prefeitura lança programa de desenvolvimento para crianças

O Projeto Desenvolvimento Integral de Crianças de zero a seis anos, que tem como critério de implantação os indicadores de mortalidade materna e infantil, está sendo lançado na tarde de hoje, no Maceió Mar Hotel, nos municípios de Maceió e Messias. O evento conta com as presenças dos prefeitos Cícero Almeida, de Maceió, Jarbas Omena, de Messias e representantes do Unicef e Grupo Wal-Mart, entre outras autoridades.

A implantação do projeto foi precedido de um curso de capacitação, que contemplou 8 turmas em Maceió e 2 em Messias, cada uma com 32 participantes, entre profissionais do Programa de Saúde da Família (PSF), líderes comunitários, educadores e membros de Conselhos Tutelares.

A partir dessa fase de implantação do Projeto todos os profissionais já capacitados nas turmas iniciais atuarão como multiplicadores. Os enfermeiros do PSF repassarão esse conhecimento a 369 agentes de saúde; os demais segmentos envolvidos desenvolverão a mesma atividade nos seus ambientes de trabalho.

Na ocasião, será distribuído às escolas e creches já capacitadas pelo Unicef e Secretaria Municipal de Saúde, o kit Família Brasileira Fortalecida – criado pelo Ministério da Saúde e financiado pelo Grupo Wal-Mart, o qual contém cinco álbuns que explicam os cuidados necessários para as crianças desde a gestação até os 6 anos de idade.

O kit traz mensagens simples, mas essenciais. Fala, por exemplo, que durante a gestação a mulher dever fazer, no mínimo, seis consultas de pré-natal, serviço ao qual toda mãe tem direito gratuitamente, embora muitas delas não saibam. Incentiva o pai a ser participativo na gestação, no parto e em toda a educação da criança. Mostra à importância da vitamina A na prevenção de doenças de pele e deficiência visual.

Família Brasileira Fortalecida trata-se de um amplo programa do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), Governo Federal e 28 organizações parceiras que vê a família brasileira como principal promotora dos direitos de crianças e adolescentes e a mais importante referência de felicidade e segurança dos meninos e meninas.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos