Águias dos Bombeiros treinam salto suicida em Maceió

Alagoas24horasBombeiros preparam equipamento que funciona como 'freio' no momento do salto

Bombeiros preparam equipamento que funciona como ‘freio’ no momento do salto

Em mais uma etapa do treinamento da equipe de salvamentos especiais, os Águias, do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, 16 integrantes do grupo realizaram na tarde de hoje, no emissário submarino localizado na praia do Sobral, uma simulação de saltos suicidas.

A técnica, que até então só era utilizada entre os bombeiros do Estado de São Paulo, consiste como o último recurso de salvamento a ser utilizado no caso de uma tentativa de suicídio. Uma base fixa serve de apoio para dois bombeiros, um deles encarregado do tensor (uma corda que realiza a frenagem no momento da queda), e o segundo, que ‘salta sobre a vítima’, evitando que o suicida tenha sucesso.

De acordo com o major Carlos Burity, comandante da unidade, o treinamento é pioneiro na região Nordeste e comprova o nível de excelência atingido por seus comandados, mas informou que a técnica ainda não foi utilizada em situação real no Estado.

O treinamento durou o dia inteiro, com os bombeiros recebendo aulas teóricas e práticas, inclusive com apoio psicológico. “É importante ressaltar que os Bombeiros não negociam com os suicidas, para isto existem profissionais especializados. A nossa função é tentar garantir que todos os recursos técnicos sejam utilizados para uma vida seja resguardada”, explicou oficial.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos