Novo marketing político

Mais do que atrair a atenção, os políticos precisam estar o tempo todo conectados com seus eleitores. Esta é uma maneira, quase imbatível, de se fazer marketing político. Para tal, é essencial colocar mais emoção naquilo que dizem e adquirir maior intimidade com as pessoas.

O poder fica nas mãos dos políticos por mandatos, mas são os eleitores que poderão manter ou transferir para um outro candidato e partido. E, em 80% dos casos, as pessoas costumam tomar suas decisões pela emoção. Somente 20% usam a razão. Há uma frase que diz: “A razão leva-nos a conclusões. Já as emoções nos conduzem as ações”. A ampla maioria escolhe seu candidato por emoção. Logo, para vencer uma eleição é preciso saber como os eleitores se sentem.

A confiança ou credibilidade conquistada é importante. Mas além dela é fundamental acrescentar aproximação, contato pessoal, algo como ouvir e ser ouvido. Por isso é que as caminhadas e as visitas porta-a-porta são tão decisivas numa eleição, principalmente para quem disputa cargos majoritários – prefeitos, governadores e presidente da república. Agora, isso não deve ser colocado em prática apenas durante o processo de eleição ou propaganda política. Precisa ser uma constante, uma regra a ser cumprida independentemente da época. Logo, criar um programa de sustentabilidade política é uma decisão acertada.

Para garantir a fidelidade de votos uma forma segura é a conectividade com as pessoas. Saber como a população se sente e demonstrar empatia para com a sociedade. Focar no amor e respeito que devemos ter às pessoas e àquilo que fazemos.

Precisamos ter cuidado com uma coisa: quanto mais em cima estivermos, ou seja, quanto mais alto for o cargo exercido, a tendência é ficarmos mais isolados. Tendemos a ter pessoas ou falsos amigos que trabalham para fazer com que não enxerguemos o futuro. São os conhecidos “amigos” do poder ou do chefe. E isto é perigoso.

As pessoas querem engajamento, interatividade, retorno sobre o envolvimento, respostas às suas necessidades, respeito, ter sonhos inspirados, atitudes de intimidade. Afinal, ninguém resiste quando tocado em sua própria personalidade, sonhos e desejos.

O político que entender e praticar a sintonia mais forte com a população, dificilmente perderá uma eleição. Porque seus eleitores fiéis estarão sempre atraídos e dispostos a depositar o voto na urna. E este, sim, é um voto conquistado pela razão misturada com emoção e quase impossível de ser retirado pelo candidato concorrente.

Veja Mais

Cuidado com a dengue!

Com o verão, o receio de outra epidemia da dengue voltou a inquietar a mente de autoridades sanitárias e do...

A vez agora é dos gatos

A cachorrada ainda toma conta dos lares brasileiros! Hoje os cães de estimação compõem uma população de aproximadamente 67,8 milhões...

Deixe um comentário

Vídeos