Projeto Catavento promove a inclusão social de 118 crianças em Arapiraca

A organização não-governamental Cáritas do Brasil, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), Prefeitura de Arapiraca, Conselhos Tutelar e Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente e secretarias de Educação e Assistência Social, com o apoio da Procuradoria Regional do Trabalho e Associação dos Catadores de Lixo da Serra das Mangabeiras, em Arapiraca, estão desenvolvendo um projeto pioneiro, com a finalidade de promover a inclusão social de 118 crianças que vivem na comunidade.
Para tanto, estão sendo adotadas atividades socioeducativas para os filhos dos catadores de lixo, como forma de combater o trabalho infanto-juvenil
e erradicar atividades que exploram a mão-de-obra de meninos e meninas com idade escolar.
A coleta de lixo é uma atividade responsável pelo sustento de cerca de 150 famílias que residem no Conjunto Mangabeiras, onde está localizado o lixão na periferia da cidade. Diariamente, cerca de 180 toneladas de lixo são recolhidas pelos trabalhadores informais, que fazem do serviço uma atividade de risco, por conta do contato direto com todo tipo de sujeira e da falta de equipamentos e uniformes adequados ao trabalho.

Meio ambiente

Segundo a coordenadora municipal do projeto, Lúcia Lopes, a iniciativa também consiste na padronização de todos os catadores de lixo em atividade no município. “A idéia inicial é inserir os trabalhadores informais em coletas seletivas de lixo em vários pontos da cidade”, explica Lúcia Lopes, salientando que o projeto prevê a entrega de uniformes, como luvas, máscaras e fardas, e carrinhos de mão para facilitar o recolhimento na porta das residências.
Na tarde do último sábado, como parte das atividades do Projeto Catavento, 60 crianças dos 118 menores atendidos pelo programa participaram de um passeio-aula em defesa do meio ambiente.
O grupo esteve reunido na Escola Dom Constantino Lüers e saiu com destino a vários pontos da cidade, onde existem mananciais e reservas de mata nativa, incluindo o Lago Perucaba (antigo Açude do Dnocs) e Parque Ceci Cunha.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos