Caminhada marca o Dia da Não-Violência contra a Mulher

Micheline Vilela Toledo convida sociedade a participar da caminhada
Micheline Vilela Toledo convida sociedade a participar da caminhada

A Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, realiza uma grande caminhada pelo Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher neste domingo (25). A concentração acontece a partir das 9 horas no Posto Sete, na praia da Jatiúca. A caminhada percorrerá a orla em direção ao Clube Alagoinhas, na Ponta Verde.

A programação está sendo coordenada pela Superintendência de Promoção dos Direitos e de Políticas para Mulher e Conselho Estadual dos Direitos da Mulher. Para a superintendente Micheline Toledo é importante a participação de todos, mulheres e homens. “Queremos convidar a população alagoana para se engajar nessa luta de combate à violência contra a mulher. É importante a participação dos movimentos de mulheres, dos servidores públicos, secretários, parlamentares e, principalmente, das famílias alagoanas”, afirmou.

Na ocasião, será realizada uma grande divulgação da Lei Maria da Penha, com a distribuição de cartilhas à população e contará com o apoio de trios elétricos. O dia 25 de novembro foi declarado o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher, durante o 1º Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe realizado em Bogotá, Colômbia, em 1981. O reconhecimento desse dia se deve à memória das irmãs Mirabal, brutalmente assassinadas na República Dominicana durante o regime do ditador Rafael Leônidas Trujillo.

"Las Mariposas" era o codinome utilizado em atividades clandestinas pelas heroínas que faziam oposição à ditadura de Trujillo. Minerva, Pátria e Maria Tereza foram assassinadas em 25 de novembro de 1960. Em 1999, a Assembléia Geral da ONU proclamou a data como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos