Maceió sedia encontro de TVs públicas

Agência AlagoasJosé Américo, presidente do IZP, coordena encontro em Maceió

José Américo, presidente do IZP, coordena encontro em Maceió

Durante três dias Alagoas será palco do 26º Encontro da Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec), que será aberto nesta quarta-feira (28), às 9h, no hotel Ritz Lagoa da Anta, numa iniciativa do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP). Na pauta de discussão, o papel das emissoras públicas, implantação da TV digital, e a TV Brasil, que está sendo criada pelo governo federal, dentre outras temáticas.

“É um momento histórico”, avalia o presidente do IZP, jornalista José Américo Moreira da Silva, lembrando que o encontro da Abepec acontece em Alagoas na oportunidade de discussões fundamentais que varrem o país, como é o caso da implantação no Brasil do sistema de TV Digital, e da criação da TV Brasil, proposta pelo governo federal. “Isso traz o foco da discussão para a sociedade alagoana, que terá oportunidade de se inserir nesse debate”, afirmou.

Para José Américo, a realização do evento em Alagoas mostra também a sensibilidade do governo do Estado em priorizar a TV pública como ferramenta de desenvolvimento e cidadania. Ele lembrou que estão assegurados recursos de R$ 1 milhão para o IZP no próximo ano, que serão utilizados na melhoria do sinal da TV Educativa de Alagoas,e na aquisição de equipamentos como câmeras e ilha de edição para a emissora. “Esses recursos já estão garantidos no orçamento do ano que vem”, disse.

O encontro da Abepec será aberto pelo governador Teotonio Vilela, às 9 horas. A programação, nos três dias, inclui debates e palestras, e o público em geral pode participar das atividades no período da manhã, sendo os demais horários restritos a participantes credenciados. A Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais reúne 19 emissoras de todo o país, que integram a Rede Pública de Televisão, transmitindo programação de qualidade, com caráter educativo e cultural. Dentre os associados está a TV Educativa de Alagoas.

Programação

Quarta-feira (28)

9 horas – Abertura oficial do encontro, com a presença do governador Teotonio Vilela, da presidenta da TV Brasil, jornalista Tereza Cruvinel, e presidentes das TVs públicas.

Fala do anfitrião e demais autoridades. E do presidente da Abepec, Antônio Achilis, com informes sobre atividades do órgão no campo institucional:

1.Trabalho junto às comissões da Câmara e do Senado (Comissão de Comunicação, Ciência e Tecnologia da Câmara e Comissão de Educação do Senado)

2.Trabalho junto ao relator da Lei de Telecomunicações, Jorge Bittar

3.Trabalho de Relação com outras entidades do campo público e da produção independente.

4.Contatos com a Unesco

5.Trabalho no Congresso pela aprovação da MP que cria a EBC;

10 horas – Visionamento do melhor da Produção das TVs públicas do país;

11h15 – Palestra da jornalista Teresa Cruvinel ;

12 horas – Debate com a participação do público presente.

Quinta-feira (29)

9 horas – Palestra do jornalista Paulo Markun, presidente da Fundação Padre Anchieta – “Os novos rumos da TV Cultura”.

10h45 – Palestra da ABPITV, sobre a relação da produção independente com as TVs Públicas – pontos de convergência – por Fernando Dias e Marco Althberg

11h45 – Debate aberto.

Sexta-feira (30)

9 horas – Palestra de Eduardo Saron, do Itaú Cultural, sobre o trabalho desenvolvido na área audiovisual.

10h45 – Palestra da SET – Engenheira Valderez de Almeida Donzelli – “Implantação da TV Digital”

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos