Agentes protestam por condições de trabalho

Alagoas24HorasAlagoas24Horas

Cerca de 30 agentes penitenciários fecharam agora há pouco a Rua Alfredo Oiticica, no bairro do Farol – em frente à sede da Intendência de Administração Penitenciária -, em protesto pela falta de condições de trabalho no Sistema Penitenciário do Estado. Neste momento, eles seguem em passeata pela Avenida Fernandes Lima com destino ao Centro da cidade.

De acordo com o Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindapen), a manifestação pretende chamar a atenção do governo do Estado para a falta de investimentos no sistema prisional e ainda cobrar o cumprimento do acordo que concederia a mudança salarial da categoria.

Para o presidente do Sindapen, Jarbas de Souza, a categoria quer um posicionamento do governo com relação às condições de trabalho para evitar que venha a acontecer mais mortes durante o exercício da função, como aconteceu com o agente Manoel Messias – que foi atingido por três disparos de arma de fogo no resgate de um preso que estava sendo escoltado ao médico.

“Queremos que sejam garantidas as condições de trabalho, para que a gente possa trabalhar sem se arriscar. Vamos tentar incluir ainda na reunião do Conselho de Segurança algumas mudanças, como por exemplo o retorno do órgão gestor do sistema prisional para secretaria de estado, pois vimos a mudança para intendência como um retrocesso nas questões políticas e financeiras do sistema”, explicou Jarbas.

Jarbas afirmou ainda que até o momento está mantida a paralisação das atividades por 48 horas, a partir da quinta-feira, dia 13. “Estamos abertos à negociação e caso nada seja feito paralisamos as atividades. E o culpado pelo que possa vir a acontecer será o governo, que não cumpre com o que promete e ainda não proporciona estrutura de trabalho”, completou.

Neste momento, os agentes seguem em passeata até o Centro, onde pretendem participar da reunião do Conselho de Segurança.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos