Servidores lançam Operação Morcego

Sionelly Leite/Alagoas24horasPresidente do Sindicato dos Servidores do Dentran, Abílio Gomes

Presidente do Sindicato dos Servidores do Dentran, Abílio Gomes

Alvo de pelo menos duas operações da Polícia Federal, a primeira resultou no afastamento do diretor-geral do órgão, Márcio Fidelson Menezes Gomes, durante a Operação Navalha, e a segunda, ocorrida há pouco mais de 15 dias, que investigaria irregularidades na renovação de CNHs, servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) lançaram na manhã de hoje a Operação Morcego.

A operação, segundo os servidores, é um ato simbólico que visa acabar com a sujeira dentro do órgão. “Demos o nome de morcego a esta operação pois se trata de um dos animais limpos da fauna, e é exatamente o que desejamos para este órgão”, disse um dos servidores, que estava armado com vassouras, baldes, água e sabão.

Os servidores questionam a nomeação de pessoas de fora do quadro de servidores para dirigir o órgão, uma vez que na avaliação deles, existem técnicos suficientemente preparados para desempenhar a função. “Este ato é o pontapé inicial para o fim da corrupção no Detran/AL.

Entre as irregularidades apontadas pelos servidores estaria a renovação da CNH do ex-prefeito de Satuba, Adalberon de Morais, preso na manhã de ontem no município de Piracicaba (SP), onde trabalhava como caminhoneiro.

Nota

A Direção-Geral do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas emitiu nota à imprensa informando sobre possível falsificação de documentos.

"No início deste mês, foi informada oficialmente, pelo Ministério Público Estadual, sobre a emissão de uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsificada, em nome do ex-prefeito de Satuba, Adalberon Moraes. De imediato, foi determinada a instauração de um processo administrativo, que está em curso, paralelamente ao processo penal, que transcorre em segredo de justiça.

A Direção do Detran/AL se colocou à disposição do Ministério Público e do juíz da Comarca de Satuba, para prestar todas as informações necessárias, enquanto aguarda o encerramento do caso, para tomar as providências cabíveis ao caso. Lembra que, por se tratar de um caso que corre em segredo de justiça, está orientada a não se pronunciar sobre o assunto, até que ele seja concluído".

A CNH de Morais teria sido renovada sem que ele tivesse ido ao Departamento de Trânsito. Estas e outras irregularidades teriam, inclusive, resultado na prisão de duas pessoas, um servidor do quadro fixo do Detran, e um funcionário da empresa Cercap, responsável pela digitalização das imagens e digitais dos condutores.

No dia 29 de novembro, o Detran anunciou a suspensão, por dois dias, nos serviços de captura de imagem, biometria e emissão de amarelinhas, para uma manutenção nestes equipamentos.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos