Surdos contam histórias infantis em DVD

Mãos que contam histórias. Essa é a descrição do projeto “Era uma vez…” desenvolvido pela Associação de Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE) que hoje lançou seu DVD no Sesi. Durante todo dia foram exibidos os filmes elaborados por um grupo de jovens surdos de Maceió e do interior, onde contam histórias infantis em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais).

Vinte jovens surdos participaram da capacitação durante duas semanas com profissionais do Estado do Rio de Janeiro, já que no Nordeste não existem contadores de histórias em Libras. “Ao final do curso, realizado com dois grupos, sendo um em Maceió e outro com jovens das cidades de Arapiraca, São Miguel dos Campos e Penedo; gravamos um DVD com as seis melhores histórias ”, explicou a coordenadora do projeto, Mareike Bubl.

A coordenadora disse ainda que a idéia do projeto é melhorar a comunicação entre ouvintes e surdos. Dados fornecidos por ela dão conta que existem cerca de 98 mil surdos em Alagoas, e a maioria deles não sabe Libras. “A idéia é melhorar o relacionamento entre a família (ouvintes) e os surdos. Os surdos capacitados para contar histórias realizaram um treinamento com mães ouvintes para que elas possam interagir com seus filhos, ajudá-los no aprendizado escolar e desenvolvimento pessoal”, ressaltou.

Mareike afirmou também que as famílias em que ouvintes não dominam a linguagem, os surdos tem dificuldade de comunicação e se desenvolvem com dificuldade. “Depois do 15, ou 20 anos, os jovens aprendem menos”.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos