Trabalho e Senac assinam convênio

Com o desafio de lutar contra o desemprego no Estado, a secretária adjunta Betânia Jatobá e a diretora de qualificação profissional da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Renda, Rita Romeiro, representaram o secretário Regis Cavalcante no ato da assinatura do convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), nesta sexta-feira, visando qualificar trabalhadores no Estado.

Formação de Operador de Caixa de Supermercado, Auxiliar de Cozinha, Formação de Camareira, Formação de Cabeleireiro, Formação de Garçom com Inglês e Espanhol (APL), Formação Básica de Cabeleireiro, Manicura e Pedicuro, Formação de Operador de Microcomputador, Inglês Instrumental (APL), Repositor Estoquista de Supermercado, Recepcionista de Hotel (APL) e Idioma Espanhol, são os cursos oferecidos pelo SENAC em Arapiraca, Barra de Santo Antônio, Châ Preta, Japaratinga, Maceió, Maragogi, Palmeira dos Índios e Porto de Pedras.

Segundo Rita Romeiro, os cursos devem iniciar no dia 7 de janeiro de 2008. “Vamos priorizar pessoas desempregadas a partir de 16 anos, com o objetivo de incluí-las social e profissionalmente no mercado de trabalho. Recentemente ouve uma reunião no SENAC com a participação de representantes da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Econômico, Educação e Assistência Social, onde foi discutido que seria construído um projeto visando unir forças com o objetivo de ampliar a qualificação em Alagoas, conseqüentemente, desenvolvendo economicamente, o Estado”.

Para Wilton Malta – presidente do Conselho do SENAC, a qualificação no Estado é um processo que se renova a cada ano. “A mudança que acontece no mundo econômico, as novas empresas que estão se instalando em Alagoas, exigem cada vez mais que o trabalhador seja qualificado e tenha uma extensão nessa qualificação, não só naquilo que ele vai trabalhar, mas também conhecer um pouco mais sobre outras áreas”.

“Com essa parceria entre o SENAC e a Secretaria do Trabalho, vamos ampliar mais ainda esses cursos em todo o Estado. Não podemos entregar a qualificação profissional do nosso trabalhador nas mãos de amadores. Temos que colocar gente capacitada para treinar esse pessoal. O SENAC espera cumprir a sua meta, que é justamente qualificar os que mais precisam. O Sistema S está de braços abertos para qualificar o trabalhador alagoano, em todos os seguimentos. Esperamos que isso seja o início de um Estado mais progressivo, que é o que o Governo Teotonio Vilela promete para a sociedade”, afirma Wilton Malta.

Todas as ações de qualificação serão executadas com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que é vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), do Governo Federal.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos