Incêndio em lixão destrói cerca de 60 hectares de vegetação

Idevilso da Paz/CortesiaIdevilso da Paz/Cortesia

Um incêndio de grandes proporções ocorre neste momento no lixão da Prefeitura de Olho D´Água das Flores, que fica no alto de uma serra. O fogo já destruiu várias árvores nativas e outros tipos de vegetação e ameaça chegar ao Povoado Gameleiro, localizado logo abaixo da serra, a cerca de 500 metros do lixão.

Segundo Idevilso Alves, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Olho D’Água das Flores, no Povoado Gameleiro – que está em vias de ser reconhecido como comunidade quilombola – reside cerca de 100 famílias que há muito tempo são prejudicadas pela localização do lixão. “Sempre que chove o lixo é todo arrastado para o povoado, sem contar com as moscas, ratos e insetos que empestam o local, a fumaça e o mau cheiro”, conta Alves.

O presidente disse que vários contatos já foram feitos com a Prefeitura de Olho D´Água das Flores em busca de uma solução para o problema, mas o Poder Municipal não tomou nenhuma providência até agora.

“Esse é o segundo incêndio grande deste ano. O incêndio que está acontecendo agora já ameaça chegar perto da pista e, se não fosse o vento, já poderia ter atingido a comunidade”, ressalta, acrescentando que guarnições do Corpo de Bombeiros de Santana do Ipanema já se encontram no local tentando controlar o fogo.

Neste sábado, dia 22, a comunidade deve realizar um protesto, a partir das 6h da manhã, impedindo a passagem dos caminhões de lixo da Prefeitura para o lixão.

Por volta das 19h desta sexta, em contato com o Alagoas24horas, Idevilso informou que até o momento é enorme o prejuízo ambiental causado pelo incêndio, que devastou cerca de 60 hectares de vegetação, destruindo árvores antigas e áreas de reserva.

Segundo o presidente do Sindicato o incêndio ainda não foi debelado totalmente e duas guarnições do Bombeiros continuam no local, trabalhando com a ajuda de trabalhadores da região.

(Atualizada às 19h15).

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos