Tourinho e Humberto Martins são empossados pelo pleno do TRE

Auditório do TRE lotado de autoridades e políticos
Auditório do TRE lotado de autoridades e políticos

Os novos presidente e vice do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargadores José Fernando Lima de Souza – Fernando Tourinho – e Humberto Martins, foram empossados na tarde de hoje. A solenidade, que lotou o Auditório Desembargador Geraldo Tenório Silva, contou com as presenças de familiares, do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Alagoas (OAB/AL), Marcos Bernardes Melo, do desembargador Washigton Luiz, do presidente da Associação dos Magistrados, Fernando Tourinho Filho, do ex-presidente do TRE, José Holanda Ferreira, dos deputados estadual e federal Gilberto Gonçalves (PP) e João Lyra (PTB), respectivamente e, do vereador de Maceió Diogo Gaia (PT).

Entre as autoridades que homenagearam o novo presidente Fernando Tourinho, o presidente da OAB/AL, Marcos Bernardes de Melo. Segundo ele, Tourinho foi, durante a Cátedra, “um exemplo em matéria de Processo Penal, um estudante dedicado, razão pela qual foi escolhido para presidir o TRE”. Ainda segundo Melo, “o exemplo de liderança de Tourinho impressiona àqueles que convivem diariamente com ele, já que o desembargador procura trabalhar dentro dos limites da probidade”.

Após realizar o juramento de posse, acompanhado do vice-presidente Humberto Martins, Tourinho discursou, cumprimentando as autoridades e seus familiares presentes à solenidade e os membros daquela que chamou de profissão cidadã: a advocacia. “Vivo um momento histórico, uma vez que sou o primeiro presidente do TRE a ser indicado pelo quinto constitucional da OAB”, salientou, lembrando o momento político crítico que o país vive atualmente, mas prometendo que seu papel “será o de mudar essa realidade em Alagoas, através de investimentos na educação eleitoral da população, que é a responsável pelo processo democrático, ou seja, pela tarefa de eleger àqueles que irão a representar”.

Financiamento Eleitoral

Dizendo ser contra o financiamento das campanhas eleitorais, o novo presidente do TRE foi taxativo ao afirmar que “não é admissível serem gatas fortunas em financiamento de campanhas eleitorais, enquanto Alagoas concentra os piores indicadores sociais: analfabetismo, mortalidade infantil e concentração de renda”.

Ainda durante a cerimônia, a Polícia Militar (PM) homenageou o antecessor de Tourinho, desembargador José Fernando de Holanda Ferreira – que reassume as atividades exclusivas da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas. O ex-presidente agradeceu emocionado, a dedicação dos funcionários do Tribunal, o apoio dos colegas, juízes do pleno, sentenciando: “Encerro meu mandato entregando ao novo presidente um relatório dos dois anos em que estive à frente do TRE. Deixo o cargo com a cabeça erguida, com a consciência de ter feito uma boa administração”.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos