Programação do Orgulho Gay acontece em julho

Marcellus-paradaspMarcellus-paradasp

Um ato público seguido de sessão especial na Câmara dos Deputados, em Brasília, devem marcar as comemorações do Dia Internacional da Consciência Homossexual. Em Maceió, a tradicional Parada do Orgulho Gay, que este ano celebra sua 5ª edição, será realizadas no próximo dia 24 de julho.

O calendário do interior do Estado, prevê ainda a realização de outras paradas, que acontecerão nos municípios de Porto Calvo, Santa Luzia do Norte e Coruripe.

No próximo dia 22 de julho, o Museu da Imagem e do Som, em Jaraguá, sediará o simpósio Homossexualidade e Família, abrindo as comemorações oficiais do Orgulho Gay 2005, em Alagoas.

O evento conta com a organização da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros (ABGLT) e das ONG´s alagoanas GGAL, Pró-vida, Afinidades GLS e Tal e Grupo Gay Afrodescendentes Filhos do Axé.

Na luta contra o preconceito e a homofobia, o GGAL promoverá oficinas temáticas sobre prevenção e sexualidade, debates que acontecerão no MISA. O período marca o início da campanha ‘Violência contra Homossexual é da sua conta’, que o GGAL pretende realizar em Alagoas, para cobrar a implantação do programa ‘Alagoas sem Homofobia’.

Paradas acontecem em todo Estado

No mês em que comemora a consciência homossexual, o Núcleo GLBT de Cultura do GGAL vem intensificando ações junto às comunidades do interior do Estado, para garantir a realização de novas paradas do orgulho GLBT.

O município de Coruripe, onde há oito anos acontece o ‘Miss Gay’, promoverá a primeira edição de sua parada, prevista para o dia 30 de julho. A cidade de Porto Calvo celebrará a 2ª Parada do Orgulho Gay, no dia 10 de julho.

“Nossa idéia é organizar uma em União dos Palmares, no mês de agosto”, anuncia Bino Alves, coordenador do Núcleo GLBT do Grupo Gay de Alagoas, responsável pelo mapeamento homocultural das potencialidades de cada região.

Patrocinadas pelo programa federal ‘Brasil sem Homofobia’, as paradas do orgulho GLBT ocorrem em 27 estados brasileiros e tem garantidos recursos do Ministério da Cultura e Secretaria Especializada de Direitos Humanos.

O Núcleo GLBT de Alagoas é o segundo no país a promover ações voltadas ao incentivo das manifestações artísticas e culturais desenvolvidas pelas comunidades GLBT. A 5ª Parada do orgulho Gay em Maceió receberá R$ 20 mil do governo federal. “Os outros municípios contarão com investimentos de aproximadamente R$ 5 mil”, estima Bino Alves.

Leia outras reportagens

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos