Reunião no Copom discute segurança nos coletivos

Alagoas24horasReunião no Comando Geral da Polícia Militar

Reunião no Comando Geral da Polícia Militar

Representantes das empresas de transporte urbano de Maceió participam neste momento de uma reunião no Comando Geral da Polícia Militar para discutir a melhoria de segurança nos ônibus de Maceió.

Participam da reunião o secretário de Defesa Social, Robervaldo Davino, o comandante da Polícia Militar, Edmilson Cavalcante, o representante da direção da Transpal, Danilo Calado, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário, Cícero Vital, e gerentes administrativos das empresas de ônibus que atuam em Maceió.

Os gerentes administrativos das empresas de ônibus exibiram relatórios com dados sobre os últimos assaltos. Eles dizem que a quantia levada é pequena, mas o número de assaltos está cada vez mais alto. “Foram nove assaltos somente no último mês”, afirmou o representante da empresa Veleiro, José Matias Cabral.

De acordo com um relatório da Polícia Militar, os bairros onde ocorrem mais assaltos são Clima Bom e Dique Estrada. Para facilitar as buscas aos assaltantes, o secretário de Defesa Social disse que já tem o perfil do assaltante, que normalmente coloca um adolescente para ajudá-lo, já que menores de 18 anos, autores de infrações não forem as mesmas sanções da Lei.

Acordos

As empresas de transporte rodoviário e o secretário de Defesa Social tinham fechado um acordo em outra reunião para reforçar a segurança nos coletivos. Segundo Davino, a PM iria aumentar as blitz e o policiamento ostensivo em bairros mais perigosos, mas o acordo não foi cumprido pelas empresas de ônibus.

As empresas deveriam colocar cofres selados nos ônibus e um sistema de filmagem, mas até o momento a polícia não assistiu a nenhuma filmagem dos assaltos.

Os cofres selados já estão nos ônibus e cada cobrador é obrigado a guardar a quantia superior a 25 passagens nos cofres. Essa é outra reivindicação do sindicato, já que o cobrador é obrigado a pagar o valor roubado se este for superior ao custo de 25 passagens.

Na sexta-feira, será realizada uma assembléia, às 9h, com o sindicato, para apresentar as definições da reunião desta manhã à categoria. Na assembléia será decidido se haverá ou não greve.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos