Hospitais e clínicas radiológicas serão expecionados por Vigilancia Munipical

Hospitais e clínicas radiológicas serão alvo, na próxima semana, de uma vistoria pioneira em Maceió. Inovando na abrangência de sua atuação, a Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa) do município, fará, através das equipes da Inspetoria de Serviços de Saúde e Exercício Profissional, uma inspeção rigorosa em todos os locais que utilizem aparelhos de radiação ionizante (Raio X) para o diagnóstico por imagem, obtido em exames como ultrasonografia, densitometria óssea e outros.
De acordo com o coordenador da Covisa Ednaldo Balbino, esses aparelhos, considerados de tecnologia moderna e instalados em hospitais e clínicas médicas, odontológicas e veterinárias, precisam ser inspecionados regularmente, para que não ofereçam riscos aos pacientes com uma exposição de radiação acima do permitido.
Balbino afirmou ainda que, a exemplo de todo o país, a secrearia municipal está ampliando o foco de nosso trabalho na área de biossegurança, de forma que a qualidade de vida e a saúde da população sejam resguardadas.
Para realizar esse trabalho, no entanto, a Covisa municipal investiu na capacitação dos técnicos Geovane Pacífico Vieira, Marcos Alberto de Carvalho Lucena, André Luís Sangreman e Elizabete Cândido Batista, que participaram, em Recife, do curso de Proteção Radiológica para Inspetores da Vigilância Sanitária, ministrado pelo Departamento de Energia Nuclear do Centro de Tecnologia e Geociências da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Direcionado a funcionários das Vigilâncias Sanitárias, o curso teve como objetivo capacitá-los para a fiscalização das instalações que utilizam equipamentos de Raio X, apresentando os tipos de equipamentos, o funcionamento de cada um e dos detectores de radiação, assim como as condições adequadas dos locais onde devem estar instalados e a proteção radiológica necessária. Foram feitos ainda testes de tensão e do tempo de exposição, levantamento radiométrico em uma sala de Raios X, inspeção de uma câmara escura e avaliação do processo de revelação do filmes radiográficos.
Para reforçar a ação que se inicia na próxima semana, sob a coordenação de Geovane Pacífico, a Covisa já está adquirindo os equipamentos para que os técnicos possam aferir o nível de emissão de radiação. A Coordenação estuda também a possibilidade de firmar um convênio com a Comissão Nacional de Energia Nuclear, do Rio de Janeiro, para ampliar os conhecimentos e atuar com mais eficiência nessa área.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos