Guerra contra o terrorismo deixa países em alerta

BBCRuas congestionadas em Londres depois das explosões

Ruas congestionadas em Londres depois das explosões

A França, Alemanha, Espanha e a Itália estão em estado de alerta depois dos ataques ocorridos em Londres. Um esquema de segurança máxima foi acionado para reforçar o controle de passageiros do Eurostar (que liga França e Inglaterra pelo Eurotunnel, sob o canal da Mancha) após as explosões. O primeiro ministro da Inglaterra, Tony Blair, condenou o terrorismo e está voltando para Londres.

Em Berlim, as autoridades responsáveis pelo sistema de transporte da cidade disseram que o nível de segurança será aumentado para "amarelo" (o segundo dos três níveis de segurança do sistema de transportes da cidade) como precaução.

Os organizadores do Grande Prêmio de Fórmula 1 da Inglaterra confirmaram que a prova no autódromo de Silverstone, neste domingo, está garantida apesar dos atentados. Para a 11ª etapa da temporada da Fórmula 1, a segurança foi reforçada no autódromo inglês.

Em Londres, ambulâncias de vários condados da Inglaterra chegaram para ajudar no atendimento às pessoas feridas pelas explosões em ônibus e várias estações de Metrô.

Os hospitais estão em estado de alerta. "Trabalhamos com outros serviços de emergência, fazemos tudo o que podemos para atender às vítimas e para que tenham o atendimento médico necessário o mais rápido possível", assinalou um porta-voz do Serviço de Ambulâncias de Londres.

Londres foi atingida por uma série de explosões, no mesmo dia da abertura da cúpula do G8, grupo dos sete países mais ricos do mundo e a Rússia, que está ocorrendo em Edimburgo, na Escócia. As explosões também ocorrem um dia depois de Londres ser eleita como a sede dos Jogos Olímpicos de 2012.

Um grupo, auto-intitulado "Organização Secreta Al Qaeda na Europa" divulgou um comunicado em uma página na internet reivindicando a responsabilidade pelas explosões.

O Papa Bento XVI, do Vaticano, condenou os atentados desumanos cometidos nos transportes públicos de Londres e manifestou sua solidariedade com as vítimas.

Fonte: De agências internacionais

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos