Olimpíada de matemática reúne 185 mil alunos de escolas públicas do Estado

Alunos de 439 escolas públicas de Alagoas participam nos meses de agosto e novembro de uma competição em âmbito nacional. Trata-se da I Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, uma parceria do Ministério da Educação (MEC), com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a Sociedade Brasileira de Matemática, o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Secretaria Executiva de Educação (SEE). O objetivo da olimpíada é despertar nos alunos o interesse pela disciplina e descobrir os novos talentos da matemática.

Em Alagoas, a comissão da olimpíada fica por conta de dois professores de matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), mais um graduando do curso. Segundo o professor Krerley Oliveira, a olimpíada vai despertar nos alunos o interesse pela matéria, e melhorar os índices de aprendizado, visto que a matemática ainda é um dos grandes problemas da educação.

As provas serão adaptadas aos alunos portadores de necessidades especiais. Segundo o coordenador de Educação Neilton Nunes, a SEE está fazendo um levantamento de quantos alunos nessa condição há no Estado, para que estes possam participar das olimpíadas.

Etapas – A olimpíada divide-se em duas fases. Na primeira etapa, que acontecerá no dia 16 de agosto, o coordenador de cada município receberá as provas e as repassa ao coordenador regional, em seguida entrega aos professores fiscais. Cada instituição de ensino será responsável pela correção das provas.

Na segunda fase, a se realizar no dia 8 de outubro, 5% dos alunos participantes da primeira fase realizarão as provas discursivas. A correção das provas ficará a cargo da coordenação estadual. Podem participar alunos de ensino fundamental e médio.

Os primeiros 15 colocados de cada Estado vão receber uma bolsa de iniciação científica do CNPq, no valor de R$ 80,00 durante um ano. Para o professor(a), que tiver mais alunos vencedores, ganhará uma bolsa de treinamento em matemática do Impa, com duração de 15 dias no Rio de Janeiro. A escola campeã de cada Estado receberá um laboratório de informática, e o município campeão de cada Estado será premiado com uma quadra de esportes. No total, serão distribuídas 2001 bolsas de iniciação científica por todo o País.

Fonte: SEE

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos