Campanha alerta mulheres sobre prevenção do câncer de mama

A Campanha "câncer de mama: fique de olho" será realizada no período de 15 a 21 de agosto. O objetivo é alertar e conscientizar a população sobre cuidados com a saúde das mamas e, principalmente sobre prevenção ao câncer.

A campanha terá como ponto forte palestras em entidades e sindicatos além de propagandas educativas sobre os riscos do câncer em uma mulher.

Segundo informa o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) no Estado, José Arnaldo da Silva, o câncer de mama é o tumor maligno mais freqüente na mulher.

No Brasil, os óbitos por câncer de mama representam 16% da mortalidade por neoplasia maligna entre as mulheres. "Precisamos investir na prevenção da doença. A mulher deve ser orientada desde cedo a fazer o auto-exame das mamas, além de consultas regulares ao mastologista" enfatiza.

exame

O exame mais utilizado para detectar uma alteração da mama é o exame de palpação, ou auto-exame. Nele, o médico palpa toda a mama, a região da axila e a parte superior do tronco em busca de algum nódulo ou alteração da pele, como retração ou endurecimento, e de alguma alteração no mamilo.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos