Escolas municipais terão freqüência informatizada

A freqüência escolar da rede municipal de ensino será informatizada a partir do próximo ano. A informação foi passada aos diretores das escolas hoje em uma reunião com a coordenadora de Dados e Informações da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Márcia Cristina Cabral. Na próxima semana começa o treinamento dos diretores das unidades de ensino na sede da Semed.

A adequação definida pelo Ministério da Educação (MEC) tem o objetivo de agilizar os repasses dos recursos voltados para a manutenção da rede de ensino, bem como o combate aos estudantes fantasmas.

De acordo com explicações de Márcia Cristina, a primeira utilidade do trabalho de informatização está relacionada ao censo escolar de 2006. Com isso, todas as informações relativas a alunos e professores serão repassadas ao MEC.

Conforme o planejamento do ministério, até mesmo a freqüência dos alunos será feita de maneira diferente. A partir do próximo ano, os alunos deixam de responder a chamada na sala de aula e comprovam sua presença através de leitor óptico.

Outra vantagem para a rede de ensino público está no repasse de recursos com base em dados oficiais. Atualmente, os recursos federais repassados tomam como referência o ano anterior, gerando defasagem nos recursos. O sistema deve estar totalmente informatizado até o final do ano.

Fonte: Semed

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos