A prevenção é o melhor remédio

O tratamento preventivo ainda é o mais aconselhável. Ele pode minimizar bastante ou, até mesmo, eliminar a necessidade de correção ortodôntica no futuro

Apesar de não existir idade mínima para realizar a primeira consulta ao ortodontista, a época mais oportuna para se procurar um ortodontista é no começo da troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes, ou seja, no início da dentição mista.

O clínico geral ou o odontopediatra (dentista responsável pelo tratamento em crianças) poderá fazer essa avaliação inicial e encaminhar o paciente se necessário, para uma avaliação ao ortodontista.

“A primeira consulta da criança deve ser aos 7 anos. Mas existe prazo para que a criança venha a usar aparelho para corrigir um problema ortodôntico, a média está entre os 11 anos de idade, porque nesse período os dentes estão mais ‘maduros’ para as forças o tratamento. Mas o tratamento preventivo ainda é o mais aconselhável. Ele pode minimizar bastante ou, até mesmo, eliminar a necessidade de correção ortodôntica no futuro”, completa o especialista, Dr. José Carlos Castro.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos