Conselho Nacional Contra a Discriminação visita Alagoas nesta segunda

O Conselho Nacional de Combate à Discriminação (CNCD), órgão vinculado a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, em função dos freqüentes homicídios e outras formas de violência praticadas contra homossexuais em Alagoas, designou dois conselheiros para realizarem visita in loco ao Estado, visando diagnosticar e sugerir providências as autoridades locais frente a onda de violência que acomete os homossexuais.

A solicitação ao CNCD de visita a Alagoas foi feita pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, deputado Paulo Fernando dos Santos. Segundo Paulão, é necessário que haja uma maior integração entre os governos federal e estaduais no combate a homofobia. Crimes Homofóbicos com requintes de crueldade ocorrem em todos os estados brasileiros, portanto, os órgãos federais responsáveis pela prevenção e combate a discriminações precisam planejar ações mais integradas com os governos estaduais, finaliza.

Entre as atividades previstas, estão audiências com os secretários de Estado: Robervaldo Davino, da Defesa Social, José Roberto, dos Direitos Humanos, Zezito Araújo, de Defesa das Minorias, e com o procurador-geral de Justiça, Dr. Coaracy Fonseca.

Para Kassandra Nascimento, presidente do Grupo Gay de Alagoas, “esta visita veio em boa hora, pois já havíamos dado ciência desde 2000 ao Conselho Nacional de Combate à Discriminação das atrocidades que acometem os homossexuais alagoanos. A presença do CNCD será bem-vinda e oportuna, justo no momento em que o movimento homossexual cobra políticas públicas efetivas do governo do Estado. A Sociedade Civil e o Estado precisam criar mecanismos de prevenção e controle da violência praticada contra segmentos mais vulneráveis,” conclui.

A jornalista Yone Lindgren e o advogado José Roberto, membros do Conselho Nacional de Combate a Discriminação que virão a Maceió no próximo dia 22/08, tem uma longa trajetória de militância nos movimentos homossexual e negro respectivamente e tem a missão de elaborar um Relatório Preliminar sobre situação de violência que são vitimas os homossexuais em Alagoas, a ser encaminhado ao Secretário Nacional de Direitos Humanos, Mário Mamede e ao Ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos