Parceria BNB/Sebrae capacita clientes do CrediAmigo em Alagoas

Cerca de 300 clientes do Programa de Microcrédito Produtivo Orientado do Banco do Nordeste, CrediAmigo, estão sendo treinados no curso Aprender a Empreender, que ensina noções de empreendedorismo, abordando temas como capital de giro e fluxo de caixa, entre outros.

A iniciativa é resultado de parceria firmada recentemente entre BNB, Instituto Nordeste Cidadania e Sebrae, para definir, avaliar e acompanhar ações de capacitação gerencial para clientes do CrediAmigo.

O curso utiliza uma metodologia de ensino baseado em dinâmicas, debates e exercícios práticos. As aulas são ministradas por facilitadores do Instituto Nordeste Cidadania, que foram treinados anteriormente pelo Sebrae. Elas foram iniciadas em Salvador (BA), Natal (RN), Montes Claros (MG) e Aracaju (SE).

Amanhã começará o curso em Maceió, Timbaúba (PE), Teresina (PI) e João Pessoa (PB). No dia 24, será a vez de São Luís (MA) e Fortaleza (CE). Cada turma tem duração de uma semana.

O termo de parceria foi assinado em 15 de julho pelo superintendente de Microfinanças e Projetos Especiais do BNB, Stélio Gama, pelo coordenador geral do Instituto Nordeste Cidadania, Cloves Polte, e pelos diretores superintendentes do Sebrae-CE, Sérgio Alcântara e Alcí Júnior.

Oportunidades

Stélio Gama acredita que a capacitação dos clientes é fundamental para o sucesso do CrediAmigo. “Nosso objetivo é ofertar estas oportunidades a todos os nossos clientes”, informa.

Para Cloves Polte, a disseminação de conhecimentos sobre administração e gerenciamento de negócios propiciará a evolução empresarial dos microempreendimentos. Segundo ele, grande parte dos negócios da atualidade fecha antes de completar um ano de instalação, principalmente em razão da falta de capacitação de seus empreendedores.

CrediAmigo

Maior programa de microcrédito produtivo orientado da América do Sul, o CrediAmigo já aplicou cerca de R$ 1,82 bilhão até o final de julho, em mais de dois milhões de empréstimos. Atua com taxa de inadimplência (atrasos até 90 dias) inferior a 1%, e conta hoje com uma carteira ativa de cerca de 177 mil clientes, no valor total de 115 milhões.

O Programa opera desde abril de 1998 e atende 1.198 municípios dentro da área de atuação do Banco (Nordeste, Norte de Minas Gerais e Norte do Espírito Santo), por meio de uma estrutura de 170 agências e 27 postos de atendimento.

A operacionalização do CrediAmigo está atualmente sob a responsabilidade do Instituto Nordeste Cidadania, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que também responde pela capacitação dos clientes do Programa.

Fonte: BNB

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos