Conta de luz pode aumentar

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) admitiu hoje erro na pesquisa de satisfação do consumidor de 2004 e decidiu descartar o seu resultado no cálculo do reajuste tarifário das distribuidoras neste ano. A diretoria da agência aprovou hoje a troca do Iasc (Índice Aneel de Satisfação do Consumidor) de 2004 pelo resultado de 2003 no cálculo do Fator X.

O resultado da pesquisa de satisfação é utilizado como um dos parâmetros para o cálculo do índice de produtividade (Fatos X) das empresas, que influencia o reajuste anual das contas de luz.

Como os resultados da pesquisa do último ano apontaram forte queda nos índices de satisfação do consumidor em relação aos anos anteriores, o reajuste das tarifas poderia ficar um pouco menor para o consumidor. Isso porque, quanto pior for a avaliação da distribuidora, menor o reajuste de tarifas.

Como boa parte das distribuidoras de energia apresentou índices maiores em 2003, o cálculo do Fator X poderá fazer com que o reajuste da conta de luz também seja maior para o consumidor. Nos casos de empresas que melhoraram seus índices de satisfação em 2004, no entanto, o reajuste ficará menor, pois valerão os números do ano anterior.

Um dos erros, segundo a assessoria de imprensa da Aneel, foi identificado na amostra da pesquisa realizada na área de concessão da Light, distribuidora que abastece a região metropolitana do Rio de Janeiro.

Pesquisa

Em 2004, o Iasc atingiu o pior resultado dos quatro anos da pesquisa. O índice de satisfação do consumidor ficou em 58,88 pontos, em uma escala de zero a 100. Em 2003, esse índice foi de 63,63 pontos, em 2002, 64,51, em 2001 63,22 e em 2000, 62,81.

A agência ainda não calculou qual será o impacto da mudança no cálculo do Fator X para os reajustes deste ano. As quatro distribuidoras de energia que já reajustaram as tarifas com base na pesquisa de 2004 (Escelsa, Celesc, Celpa e Iguaçu) terão os valores revistos no reajuste do próximo ano.

O uso do Iasc no cálculo do Fator X é um dos pontos que poderão ser alterados na metodologia de revisão tarifária das distribuidoras de energia. A agência pretende começar a discutir mudanças no processo de revisão ainda neste ano.

Fonte: FolhaNews

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos