Nutricionista fala sobre alimentação saudável

Vilma Stimer fala sobre a alimentação do trabalhador que passa o dia fora de casa
Vilma Stimer fala sobre a alimentação do trabalhador que passa o dia fora de casa

Não perca no TRT Informa desta semana uma entrevista no estúdio com a nutricionista Vilma Stimer. Ela vai falar sobre a alimentação do trabalhador que passa o dia fora de casa e os resultados obtidos no Tribunal de Alagoas com o programa de dieta personalizada. O programa vai ao ar de segunda a sexta, às 11h45 e 19h30, na TV Mar, canal 35 da Big Tv.

O que pode ser considerada uma alimentação saudável?

Uma alimentação saudável é aquela onde nós conseguimos fornecer ao organismo todos os nutrientes, ou seja, os carboidratos, as vitaminas e os sais minerais, que encontramos basicamente nos pães, cereais em geral, queijo, leite, suco e frutas. Um bom café da manhã resume isso. O trabalhador que começar o dia com um café da manhã completo vai estar preparando o organismo em termos de energia para desenvolver as atividades do dia-a-dia. Não devemos simplesmente suprimir refeições. A alimentação saudável é exatamente aquela onde vai existir café da manhã, um lanche no meio da manhã, um almoço leve, não precisa ser carregado, um lanche no meio da tarde, um jantar também leve e a ceia, que seria um lanche antes de dormir. Nós conseguimos suprir todas as necessidades do nosso organismo através desse equilíbrio de nutrientes e calorias.

Então, esse conceito de que o almoço é a principal refeição do dia está errado?

Totalmente errado. Na verdade, o café da manhã é a principal refeição do nosso dia, porque ele vai preparar nosso estômago, nosso organismo em si, para receber as próximas refeições e vai nos dar a energia que necessitamos para o dia-a-dia. A maioria das pessoas não toma café da manhã por falta de tempo, de conhecimento, etc. Mas, o reflexo do café matinal que você deixa de ingerir vai ser sentido na refeição da noite, principalmente porque você deixou de ingerir os nutrientes necessários para o teu organismo, então a tendência é estar comendo muito além do necessário à noite ou mesmo no almoço.

Como fica a saúde do trabalhador que passa o dia fora de casa e precisa almoçar todos os dias em restaurantes? Como ele pode selecionar os alimentos da sua refeição?

Na maioria das vezes, cabe ao trabalhador fazer as escolhas alimentares. Em grande parte dos restaurantes existe uma demanda muito grande de alimentos onde encontramos condições para se montar um prato de qualidade, basta, no caso, evitar os excessos, evitar frituras e gorduras, e fazer uma seleção dos pratos mais leves. Nos self services e restaurantes à la carte nós temos essa opção porque nós é que vamos fazer a seleção dos alimentos que vamos ingerir. Então, eu posso ter uma saúde muito boa me alimentando, comendo fora, sabendo fazer a escolha de alimentos saudáveis.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos