Proerd forma mais uma turma de alunos

O Palácio Marechal Floriano Peixoto foi palco de mais uma formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que é desenvolvido pela Polícia Militar de Alagoas. Nessa etapa, o projeto – que tem como lema “Nossas crianças longe das drogas” – teve como alvo 120 alunos das 4ª e 5ª séries dos colégios Dinâmico e Monte Cristo, que passam a ser multiplicadores dos ensinamentos aplicados pela PM.

Criado em 2003, o Proerd vem obtendo resultados positivos no combate às drogas e à violência nas escolas. “O sucesso é tão grande que algumas escolas públicas e privadas solicitam novamente a nossa presença”, disse a coordenadora do programa, capitã Valdenize Lima.

Na solenidade, que foi prestigiada por diretores e pais de alunos, o comandante geral da PM, coronel Edmilson Cavalcante, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela corporação junto à classe estudantil. “A nossa função não é só a de prender e manter a ordem pública, mas, também, de estar nas escolas, fazendo a verdadeira e legítima prevenção”, afirmou.

Desde o início do ano, mais de 3 mil estudantes de escolas públicas e privadas do Estado se formaram no Proerd. Segundo o comandante a pretensão é ultrapassar os 5 mil até o final do ano. Segundo ele, grande parte dos 2.042 adolescentes encaminhados no ano passado à Delegacia de Menores, foi detida por uso de drogas ilícitas. “Esse é o momento exato de levarmos ensinamentos necessários para que os jovens saibam dos efeitos nocivos das drogas”, disse.

A meta era formar quatro mil alunos até o final deste ano, mas diante da grande procura, esse número deve ser bem maior. “O governo Ronaldo Lessa entendeu a dimensão do projeto e vem dando apoio à PM para que ele seja levado adiante”, frisou. A próxima formatura irá beneficiar alunos de unidades de ensino dos bairros de Bebedouro e Vergel.

A solenidade contou ainda com a presença do secretário do Gabinete Militar do Palácio, coronel Cícero Padilha; das diretoras dos colégios Dinâmico e Monte Cristo e dos pais e parentes dos alunos. Na programação, apresentações musicais, homenagem aos instrutores, leitura de redações elaboradas pelos alunos sobre as conseqüências do uso de drogas, juramento do Proerd e entrega de certificados aos formandos.

Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é desenvolvido pelas Polícias Militares do Brasil, por meio dos Batalhões de Policiamento Escolar. Tendo iniciado em 1983, na cidade de Los Angeles, no Estados Unidos, com base no projeto D.A.R.E. (Drag Abuse Resistance Education), o programa tem como objetivo prevenir o uso das drogas e a violência entre crianças e adolescentes nas escolas.

A equipe do Proerd em Alagoas, implantada em 1998, já atendeu, além de Maceió, municípios como Colônia Leopoldina, Penedo, Santana do Ipanema e Arapiraca. O programa, aplicado em parceria com as escolas, é direcionado para crianças e adolescentes entre 9 a 14 anos, com aulas durante uma vez por semana, no período de 6 meses.

As lições objetivam o desenvolvimento da auto-estima, o cultivo da felicidade, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões de pessoas estranhas que oferecem drogas dentro e fora das escolas.

Fonte: Secom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos