Semana de alimentos orgânicos incentiva produção sutentável

O incentivo ao consumo de produtos desenvolvidos de forma sustentável é um dos objetivos da Semana dos Alimentos Orgânicos, que acontece de 10 a 16 de setembro, em 17 estados do país. Segundo o coordenador da área de agroecologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rogério Dias, o diferencial dos produtos orgânicos é o modo como ele é feito.

"A agricultura orgânica se preocupa com as questões ambientais, com a biodiversidade, com as relações sociais, com os envolvidos no processo de produção, com a habitação do produtor rural, com a sustentabilidade. Preocupações com aspectos que normalmente não sem tem na agricultura convencional", explicou.

Rogério Dias ressaltou, ainda, que os alimentos orgânicos são favoráveis à saúde tanto dos que consomem quanto dos que produzem, porque são cultivados sem substâncias químicas, como agrotóxicos. "São feitos de forma natural, sem o uso de elementos químicos e sem prejudicar o meio ambiente", afirmou.

Segundo dados da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (APEX), as exportações desses produtos atingem cerca de 100 milhões de dólares ao ano – 80% vêm de pequenos e médios produtores. Dias afirmou que o crescimento da produção orgânica no país é de 50% ao ano, e que as regiões do Sul e Sudeste são as que mais produzem.

A semana será realizada com atividade em supermercados, feiras e parques nos estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Ceará, Pará e Acre.

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos