Conferências Municipais de Saúde começam hoje

Iniciaram-se agora a pouco, no Clube Fênix Alagoana, as Conferências Municipais de Saúde do Trabalhador e de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. Delegados, convidados e observadores estão reunidos para discutir e elaborar propostas para a melhoria das questões relacionadas à saúde pública no ambiente de trabalho.

A programação consta de palestras, mesas redondas e debates em torno de temáticas centrais, voltadas à gestão de recursos humanos e saúde laboral. Os trabalhos serão iniciados com as inscrições dos participantes e depois haverá leitura, apreciação do regulamento e mesas redondas com os temas “Trabalhar sim, adoecer não” e “Trabalhadores da saúde e a saúde de todos os trabalhadores da saúde”, seguida de debate.

No segundo dia (13/09), os grupos de discussão darão seguimento às atividades com debates e conseqüente elaboração de relatório de propostas. Ao final do encontro, haverá eleição para delegados por segmento – gestor-prestador, trabalhador e usuários, para envio de propostas na Conferência estadual, que acontecerá em outubro próximo.

Conforme análise da secretária geral das conferências municipais, Ana Flávia Rodrigues Leão Melro é a primeira vez que uma iniciativa a nível municipal desperta o interesse da classe trabalhadora. “Nas conferências também serão levantados assuntos como equiparação salarial no SUS e insalubridade”, afirma.

“Nossa luta é pela unificação da Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Saúde (NOB/RH-SUS), questão discutida há cinco anos, mas ainda não implementada”, finaliza Flávia Melro.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos