BNB apóia produtores de laranja

O município de Santana do Mundaú, maior produtor de laranja-lima do Brasil, segundo estudo realizado pela Embrapa, está recebendo apoio do Banco do Nordeste para estruturação da citricultura. Além de financiamento do setor e da renegociação das dívidas dos produtores, o BNB está articulando parcerias com o Governo Estadual, por meio do Fundo de Microcrédito de Alagoas (Funcred), Secretarias Municipal e Estadual de Agricultura, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Centrais de Abastecimento (Ceasa), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Instituto de Desenvolvimento Rural de Alagoas (Ideral) e a Ong Visão Mundial.

A agência do BNB de União dos Palmares, que atende à localidade, financiou cerca de R$ 7 milhões para a produção de laranja-lima em Santana do Mundaú e região circunvizinha. Já as ações em parceria visam à reativação da fábrica de polpa de frutas do município, que fica no assentamento Pindoba, inserção da laranja-lima na merenda escolar, comercialização da produção nas Ceasas de Alagoas e de estados vizinhos, curso de capacitação para produção do doce de laranja-lima, entre outros projetos.

Os municípios de Santana do Mundaú, União dos Palmares e Branquinha, fazem parte do Plano de Trabalho Territorial-Leste 4," um modelo de atuação que envolve os agentes de desenvolvimento do Banco para promover a estruturação dos arranjos produtivos locais e de atividades prioritárias em cada território”, esclarece a agente de desenvolvimento Francisca Lílian Rodrigues, que atua na região. Segundo Lílian, já houve acerto com as Prefeituras de Ibateguara, Branquinha, Murici, São José da Laje e Santana do Mundaú, para a compra da produção e inserção da laranja-lima na merenda escolar. “Os produtores estão organizados em uma Cooperativa, o que facilita a realização dessas ações. A rede pública escolar é uma grande consumidora dessa produção. Estima-se que o convênio com essas prefeituras já beneficie cerca de 26.400 alunos, enriquecendo o valor nutritivo da merenda escolar e garantindo a renda dos produtores”, informa a agente de desenvolvimento do BNB.

Agroindústria

O BNB também está buscando o apoio do Funcred para a reativação da fábrica de polpa de frutas de Santana do Mundaú. “A fábrica, que foi financiada pelo BNB em 1994 está desativada. O Banco está renegociando as dívidas dos produtores rurais do assentamento Pindoba, onde fica localizada a fábrica, para regularizar a situação das 58 famílias de assentados e poder voltar a conceder o crédito”, destaca Lílian. Segundo a agência do BNB de União dos Palmares, já foram renegociadas dívidas do assentamento Pindoba da ordem de mais de R$ 1 milhão.

Para a reativação da fábrica, o BNB convidou a secretária gestora do Funcred, Genilda Leão, para visitar as instalações e analisar qual a ajuda que o Funcred poderá oferecer. “Já solicitamos um parecer técnico do que é preciso fazer para a reativação da fábrica, bem como a presença da vigilância sanitária. Vamos procurar parcerias e todo o possível para a volta da produção de polpa de frutas em larga escala”, disse a representante do Funcred.

Outra ação também a cargo do Funcred é a negociação de um ponto de comercialização da laranja-lima na Ceasa de Recife.

Produção

Segundo o técnico da Secretaria de Agricultura de Santana do Mundaú, Ademir Simião Moreira, a Embrapa realizou um estudo no município comprovando a boa qualidade da terra para a produção de laranja-lima e a classificação de que a cidade é a primeira produtora nacional desse tipo de laranja. “Santana do Mundaú produz 55 milhões de milheiros por ano de laranja-lima. Por dia, saem 50 caminhões para Recife, Caruraru, Maceió, Natal, João Pessoa, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo”, ressalta.

Fonte: BNB

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos