Maceió terá conferência de cultura

A Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) realiza, na próxima terça-feira, 20 de setembro, um seminário preparatório, para a I Conferência Municipal de Cultura de Maceió, "1ª CONCULT", que acontecerá nos dias 26 e 27 de outubro, com o objetivo de alertar a população e a comunidade artístico-cultural sobre a essência e a importância da conferência.

O Seminário, será realizado no auditório do Senac – Poço, às 19h e terá como primeira palestrante, Silvana Meireles, representante do Ministério da Cultura, que vai falar sobre "Estado e Sociedade: os desafios para a construção e a gestão participativa das políticas culturais".

Em seguida, o professor Moisés Santana, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), proferirá a palestra "Diversidade Cultural e Cidadania: a relação diferença/desigualdade e seus desafios para a promoção da inclusão social".

Finalizando a noite, a professora Regina Coeli Marques, também da Ufal, abordará o tema "Patrimônio e Identidade Cultural: novos olhares sobre o espaço urbano".

A 1ª Conferência Municipal de Cultura integrará a cidade de Maceió ao Sistema Nacional de Cultura, do Ministério da Cultura. O Sistema, através de um amplo processo de articulação e promoção de ações, visa implantar políticas públicas de cultura democráticas e permanentes que promovam o desenvolvimento social da população, por meio do exercício dos direitos culturais e acesso às fontes de cultura.

Ainda na fase preparatória, serão promovidas pré-conferências com as regiões administrativas e com os segmentos artístico-culturais, a fim de mobilizar, capacitar e formular propostas para a Conferência de outubro. Durante as pré-conferências, que acontecerão de 27 de setembro a 5 de outubro, serão indicados e eleitos os delegados da 1ª CONCULT.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos