Campanha Nacional esclarece população sobre o Alzheimer

A Organização Mundial de Saúde e a Associação Internacional promovem hoje o Dia Mundial do Alzheimer. O objetivo é esclarecer à população informações sobre a doença e como ela pode ser tratada. Em Maceió, representantes da Associação Brasileira de Alzheimer e Doenças Similares (Abraz) realizam nesta tarde, a verificação de pressão arterial, no shopping Iguatemi.

Durante este dia, estão previstos vários eventos, como caminhadas, palestras, shows e piqueniques com portadores da doença e suas famílias. No shopping Iguatemi, a verificação da pressão ocorrerá a partir das 17h.

A presidente da Abraz, Lílian Alicke, disse que o objetivo da associação é fornecer informações às famílias de portadores de Alzheimer. "A família, sabendo exatamente o que é a doença, consegue se reorganizar e entender o paciente. A associação dá o apoio, com grupos que se reúnem em todas as cidades", afirmou.

O Alzheimer é uma doença degenerativa do cérebro que afeta pessoas, geralmente, a partir de 65 anos. O primeiro sintoma da doença é o esquecimento e depois o paciente passa a apresentar mudanças de comportamento e depressão.

No Brasil, o atendimento aos portadores de Alzheimer ainda é precário e o diagnóstico da doença é difícil para a maioria dos profissionais, principalmente na rede pública de saúde. Segundo Lílian Alicke, a Abraz já tem metas de capacitação de profissionais. "Essa é uma das lutas da Abraz junto como o Ministério da Saúde, para que haja capacitação em toda a rede médica e que a doença seja detectada", afirma.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos