Inclusão digital e educação no trânsito são levados ao Brandão Lima

Inclusão digital e educação para o trânsito serão levados, nesta manhã, para os estudantes do Colégio Brandão Lima. Às 9h, está marcada a inauguração da Unidade Móvel de Educação para o Trânsito, um projeto da Divisão Educacional do Grupo LEGO no Brasil. Logo depois, às 10h, será lançado o projeto Telecentro Mulungu Digital, voltado para a democratização da informação e tecnologia.

O projeto da Unidade Móvel é feito em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT), na época das comemorações da ‘Semana Nacional de Trânsito’. O objetivo é contribuir com a redução do número de acidentes no trânsito, por meio de uma atividade lúdica de construção e desenvolvimento de consciência.

Em uma mini-cidade montada inteiramente com peças de LEGO, o projeto reproduz as situações de pedestres, veículos, semáforos e sinalização horizontal e vertical. Assim, por meio dessa interação promovida pela atividade, as crianças passam a ter a oportunidade de desenvolver uma postura mais ativa e participativa na sociedade.

Telecentro Mulungu

O projeto é voltado para a democratização do acesso às tecnologias da informação e comunicação aos estudantes do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio do uso de computadores e do acesso à Internet.

O telecentro também contempla a capacitação profissional, disseminação do software livre, revitalização de espaços comunitários e a produção de comunicação comunitária, com ações que visem o resgate da cidadania. Para a elaboração do projeto, a ONG tomou como base os números referentes ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), os quais atestam uma das maiores taxas de exclusão social da população local. O Mulungu desenvolve o trabalho de educação de jovens e adultos da periferia de Maceió desde 2001.

Os cerca de 150 alunos matriculados no EJA oferecido pela Organização Mulungu jamais tiveram oportunidade de contato com o computador. “A criação do telecentro Mulungu Digital é imprescindível para acabar com esta dificuldade de acesso a novas tecnologias de informação para jovens e adultos carentes da cidade”, considera Allan Ridd, um dos coordenadores da ONG, acrescentando que os alunos matriculados no local são provenientes, principalmente, dos bairros de Bom Parto, Vila Brejal e adjacências.

Instalada na rua General Hermes, no Bom Parto, a ONG escolheu o nome Mulungu, numa referência a árvore muito comum na região, usada como “cerca viva”. De acordo com Allan Ridd, a planta é considerada como o melhor exemplo para a expressão “pau para toda obra”, senda esta a justificativa para adotar o nome da árvore para a ONG.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos