Projeto Mulungu leva informática ao bairro Cambona

Nesta manhã, o projeto Inclusão Digital foi implantado no Colégio Brandão Lima, que fica no bairro Cambona, em Maceió. A partir de hoje, uma sala, com dez computadores, funcionará na escola e atenderá os estudantes e a comunidade dos bairros vizinhos.

O projeto de informática foi criado, principalmente, para incentivar o aprendizado de cerca de 150 estudantes do programa Educação de Jovens e Adultos, EJA, que é promovido pela ONG Mulungu.

Segundo Rogério Dias, um dos coordenadores da ONG, em dez anos de atuação o projeto possui três linhas educacionais, a de Informação e Cidadania, de Informática e o EJA. “A expectativa é que a informática evite a evasão escolar dos alunos”, revela.

Segundo a voluntária Cynara Maria, o projeto do telecentro tem a parceria da Secretaria Municipal de Educação e, por um ano, contará com a assistência do Banco do Brasil. “Nós vamos capacitar os professores e os alunos terão aulas de informática. Depois, pretendemos expandir o projeto para a comunidade, até com bibliotecas virtuais”, disse.

“A criação do telecentro Mulungu Digital é imprescindível para acabar com esta dificuldade de acesso a novas tecnologias de informação para jovens e adultos carentes da cidade”, considera Allan Ridd, um dos coordenadores da ONG, acrescentando que os alunos matriculados no local são provenientes, principalmente, dos bairros de Bom Parto, Vila Brejal e adjacências.

Instalada na rua General Hermes, no Bom Parto, a ONG escolheu o nome Mulungu, numa referência à árvore muito comum na região, usada como “cerca viva”. De acordo com Allan Ridd, a planta é considerada como o melhor exemplo para a expressão “pau para toda obra”, senda esta a justificativa para adotar o nome da árvore para a ONG.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos