Milhares de pessoas protestam contra guerra no Iraque

Milhares de pessoas foram às ruas de Washington (EUA) hoje para participar de uma manifestação contra a Guerra do Iraque.
Os organizadores esperavam reunir 100 mil pessoas. No entanto, nem estes nem a polícia divulgaram uma estimativa do número de participantes.

Manifestações antiguerra também aconteceram també hoje, em Londres, San Francisco e Los Angeles e exigiam o fim da ação militar dos Estados Unidos no Iraque, quase 30 meses após a invasão do país.

Em Washington, manifestantes carregavam cartazes com fotos de Bush e do vice-presidente, Dick Cheney, com palavras e frases de protesto. "Bush é um desastre de categoria 5", dizia um dos cartazes, em referência ao furacão Katrina, que assolou o sul dos EUA em 29 de agosto.

O furacão chegou ao continente como um fenômeno de categoria 5 na escala Saffir-Simpson (que varia de 1 a 5).

"Nós precisamos de movimentos populares para dar fim a esta guerra", afirmou Cindy Sheehan, uma manifestante antiguerra que teve seu filho morto em combate no Iraque.

"Nós controlaremos esse governo criminoso", afirmou Sheehan ao grupo reunido em frente à Casa Branca. Sheehan chegou a acampar em frente ao rancho do presidente americano, George W. Bush, no Texas, e se tornou o rosto mais conhecido entre os ativistas antiguerra.

Também em Washington, centenas de pessoas se reuniram para protestar contra a promoção feita pelo World Bank e do FMI (Fundo Monetário Internacional) para a globalização da economia.

Fonte: Folha Online

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos