Deputado Francisco Tenório visita amanhã frei em greve de fome

O deputado Francisco Tenório (PMN) fará, amanhã, uma visita ao bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio, em greve de fome há dez dias, em protesto contra as obras de transposição das águas do rio São Francisco. O parlamentar esperava que o presidente da Assembléia Legislativa (ALE), deputado Celso Luiz (PMN) nomeasse, nesta quarta-feira, 5, uma comissão de deputados para acompanhá-lo na visita, o que não ocorreu. Por este motivo, ele fará a visita acompanhado do secretário do Comitê da Bacia do São Francisco (CBHSF), ambientalista alagoano Anivaldo Miranda.
A visita está marcada para a manhã desta quinta-feira, na cidade de Cabrobó (PE), distante 600 Km da capital, Recife, onde o religioso realiza o protesto silencioso numa capela da cidade. De acordo com Francisco Tenório, a visita terá um cunho de solidariedade à iniciativa tomada pelo frei, que promete permanecer ingerindo apenas água, até que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reveja sua posição de iniciar a transposição das águas do Velho Chico. Dom Luiz Flávio Cappio propõe que, antes da transposição, haja um trabalho de recuperação das matas ciliares, com a finalidade de preservar e manter a vida lacustre.
Na última segunda-feira, o frei responsabilizou o presidente Lula pelo que vier a acontecer com sua saúde. "Eu não quero morrer, mas entrego a minha vida, se for preciso", declarou dom Luiz Cappio. O deputado Francisco Tenório sugeriu a formação de uma comissão de parlamentares para visitar o bispo, com a finalidade de demonstrar a preocupação do Legislativo estadual com a situação do religioso e reafirmar a posição da Casa contrária à transposição das águas do São Francisco.
O bispo escolheu a cidade de Cabrobó por ser a localidade onde será captada a água do projeto de transposição. Dom Luiz Cappio registrou em cartório sua intenção de morrer "pela vida do rio". Ele diz que só encerrará o jejum mediante a revogação do projeto pelo presidente.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos