Governo e Pastoral da Criança reforçam parceria

Alagoas24horasZilda Arns se reúne com Abílio no Palácio Floriano Peixoto

Zilda Arns se reúne com Abílio no Palácio Floriano Peixoto

O governo do Estado vai reforçar a parceria com a Pastoral da Criança para ampliar o atendimento às crianças pobres com idade até 6 anos e às mulheres gestantes nas áreas de educação, saúde, nutricional e cidadania. Em Alagoas, a Pastoral atende a quase 30 mil crianças, 10% do total de meninos e meninas carentes. A meta é chegar a 11%.

A parceria foi discutida durante encontro, ocorrido hoje pela manhã, entre o governador em exercício, Luis Abílio, e a coordenadora nacional da Pastoral, Zilda Arns, que foi recebida em Palácio junto com dirigentes locais da entidade e prefeitos alagoanos.

Como primeiro passo dessa parceria foram doados três veículos à pastoral, que é ligada à Igreja Católica,entidade, sendo dois Corsas e uma Van. A compra foi feita com recursos do Orçamento da União e contrapartida do governo estadual, sendo a iniciativa do deputado federal Givaldo Carimbão (PSB).

“Esse é um momento significativo porque estamos reafirmando o nosso compromisso com o desenvolvimento social”, disse Luis Abílio, ressaltando o trabalho realizado por Zilda Arns à frente da pastoral. No País, a entidade atende a 1,800 milhão de crianças – gastando apenas R$ 1,37 por dia – e mais 100 mil gestantes.

Segundo o governador em exercício, que reconhece a necessidade de participação da sociedade civil organizada no combate à mortalidade infantil, o Estado vai estudar ainda uma ajuda na manutenção dos veículos recebidos pela Pastoral da Criança e na cessão de pessoal das áreas de educação e saúde. “Tenho certeza que, somando esforços, teremos melhores resultados”, afirmou.

Em visita aos estados para acompanhar de perto os trabalhos da entidade, Zilda Arns disse que a pastoral pretende reforçar as ações junto às crianças para que elas não caiam na marginalidade. “Queremos também que o governo federal não só distribua bolsa alimentação, mas que garanta escolas de qualidade e projetos de geração de renda”, frisou.

Para o deputado Givaldo Carimbão, os investimentos sociais feitos agora vai evitar que o Estado venha a gastar no futuro com a manutenção de um detento no presídio, que no País chega a ser, em média, de R$ 1.500 por mês. Ele informou que, no próximo ano, novos veículos estarão sendo doados à Pastoral e aos conselhos tutelares das crianças e adolescentes.

Atendimento

Segundo especialistas, devido ao trabalho da Pastoral, a cada ano cinco mil crianças de até seis anos são salvas, deixando de morrer de fome. Outras 150 mil são atendidas e passam a não ter problemas provocados pela desnutrição.

Fonte: Secom/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos