Hospitas podem ser prejudicados por falta de sangue

O estoque de sangue do Hemoal (Hemocentro de Alagoas) está com a capacidade mínima, podendo prejudicar o atendimento nos hospitais da rede pública. A direção do órgão acredita que o “sumiço” de doadores se deve à greve dos servidores da área de Saúde, quando eles pensam que o hemocentro está fechado.

Caso ocorra um acidente de grande proporções e as vítimas precisem de transfusão, o Hemoal não tem condições de atender os hospitais”, avisa a diretora Alexandra Amélia, acrescentando que nesta terça-feira haviam apenas 52 bolsas de sangue, quando o número normal é de 150 bolsas.

Por causa da greve, houve uma queda de 50% no número de doadores – diariamente se apresentavam ao hemocentro de 60 a 70 pessoas. “Atualmente, chegam de 25 a 30 para fazer a triagem clínica”, diz a diretora, acrescentando que, nos finais de semana, a Unidade de Emergência consome cerca de 70% do sangue estocado. O restante vai para unidades como a Santa Mônica, José Carneiro e Évio Auto.

Amélia informou ainda que a falta de sangue fez com que o Hospital Universitário suspendesse nesta terça-feira as cirurgias eletivas. Segundo ela, o H.U. chegou a solicitar sangue do Hemoal, mas o órgão não tinha o tipo sanguíneo disponível.

“Até os bancos particulares recorrem ao hemocentro estadual”, comentou, fazendo um apelo à população volte a doar sangue, deixando o estoque em condições de atender as pessoas que precisam fazer transfusão de sangue.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos